No domingo, 10 de dezembro, a modelo Bárbara Evans, de 32 anos de idade, publicou Stories, em seu Instagram, com atualizações do engasgamento da filha mais velha, Ayla, de 1 ano e 7 meses, com um amendoim sem casca, que aconteceu na sexta-feira.
A criança já havia sido socorrida e feito exames, que haviam mostrado que estava tudo normal. Porém, na noite do domingo, a mãe relatou que a criança precisou passar por cirurgia. “Tivemos que vir para o hospital com a Ayla. Para fazer a retirada do amendoim. Ela está bem. Já acordou da anestesia. Logo venho contar para vocês”, escreveu em uma foto da menina dormindo.
Na publicação seguinte, Bárbara Evans apareceu chorando em uma foto. “Não foi nada fácil… mas está tudo bem agora”, desabafou. Já em um vídeo de Ayla deitada com a mamadeira, a mãe contou que estavam aguardando para ir para o quarto.
A mãe explicou que, no dia que tudo aconteceu, a menina tossiu muito após comer o amendoim, vomitou e depois ficou com chiado na respiração. As enfermeiras que cuidam de seus irmãos, os gêmeos recém-nascidos Álvaro e Antônio, realizaram a manobra para desengasgar, mas não saiu nada.
Bárbara a levou ao posto de saúde da cidade, onde foi examinada e submetida à ausculta pulmonar, exame no qual os sons emitidos pelo pulmão são ouvidos. A resposta, tanto da unidade hospitalar, quanto de um médico amigo da família que a levaram em seguida, foi de que estava tudo bem com Ayla.
Pela persistência do chiado na respiração da filha, no sábado a mãe pediu que seu marido, o empresário Gustavo Theodoro, de 31 anos, a levasse ao hospital para que realizasse um raio-X, o que foi feito e o médico de plantão afirmou que não havia nada diferente no exame, mas que Ayla podia estar com um princípio de asma ou bronquite.
Canal da Pais&Filhos no WhatsApp
Quer receber as principais notícias da Pais&Filhos diretamente no seu WhatsApp? É muito fácil: basta clicar AQUI para seguir o canal. Não esqueça de ativar as notificações para não perder nenhum conteúdo por lá, ok?
A modelo estranhou e continuou observando a criança, que estava com a respiração cansada, e acordou chorando no domingo, um comportamento diferente do seu habitual. Além disso, ela estava tossindo muito, então Bárbara pediu ao Gustavo que mandasse um vídeo de Ayla à médica pediatra da filha.
A especialista, por sua vez, confirmou que a respiração da menina não estava normal e entrou em contato com o hospital para ver o raio-X feito no dia anterior, o que a levou a pedir que a família fosse à unidade de saúde para que Ayla fosse submetida à uma cirurgia de emergência para retirada do amendoim, que estava no pulmão dela.
Já no hospital, outro raio-X para confirmar a situação foi realizado e foi constatado que não dava para ver o alimento, mas era possível observar obstruções pulmonares. Bárbara relatou que precisaram ficar horas aguardando o tempo de jejum que a filha precisava passar, e que foi um processo difícil pela impaciência e fome da criança.
No final da tarde o procedimento foi feito. “Deu tudo certo, eles conseguiram tirar 95% do amendoim porque, na verdade, como tava ali desde sexta-feira ele amoleceu e ficou 5% que, se Deus quiser, vai sair naturalmente, absorver… que, também, não vai mudar nada em relação ao quadro dela. Fica aí o alerta que: se seu filho está muitas vezes pneumonia, essas coisas, pode ser alguma coisa em relação à um corpo estranho no pulmão, fiquem ligados nisso”, disse.
A mãe contou que Ayla ia ficar em observação até o dia seguinte e tomando medicação intravenosa. “Não foi uma cirurgia que foi super tranquila, parece que foi bem difícil de tirar porque já tava mole, despedaçou, enfim, teve que cutucar bastante”, relatou.
Bárbara ainda desabafou sobre a preocupação que sentiu. “Vocês imaginam, aqueles quarenta e cinco minutos, uma hora de cirurgia, vocês sabem que duraram três meses, mas o importante é que tá tudo bem”, falou. Já na manhã da segunda-feira, a modelo compartilhou um vídeo dela e da criança no carro indo embora do hospital para casa.