
No último domingo, 28 de junho, Débora Duarte, de 70 anos, recebeu uma homenagem de Lima Duarte no programa Persona em Foco, da TV Cultura. O ator, que completou 90 anos em março, falou sobre ela não ser a filha biológica dele: “Débora começou a ser minha filha aos quatro anos de idade. Ela sempre habitou meu coração”. Ela, que também é atriz, é fruto do antigo relacionamento de Marisa Sanches, com quem Lima foi casado por dez anos.
Anteriormente, a atriz desabafou que descobriu não ser filha biológica do ator só quando estava na escola. Os irmãos, Julia, Mônica e Pedro tinham o sobrenome do pai, enquanto ela, foi registrada como Débora Susan Suke, por causa do músico norte-americano, Douglas Duke.

Ao longo da carreira, Débora e Lima trabalharam juntos em clássicos como Beto Rockfeller, de 1968. “Foi horrível. Ele tinha muito medo de me proteger. Ele foi muito linha-dura e exigente comigo. Ele nem deveria dirigir mais”, contou sobre a experiência.
Durante o crescimento artístico de Débora, Lima Duarte contou que nunca a empurrou para os holofotes: “Eu não queria que ela fosse para os estúdios, mas a mãe dela foi levando. Se não soube fazer da Débora uma diretora, soube fazer uma delirante como eu”, disse. Sobre poder atuar com a filha, Paloma Duarte, e o pai, Lima Duarte outra vez, a atriz se mostrou empolgada: “Adoraria, adoraria! Mas vai unir essa família? Se conseguir, eu dou um prêmio”, brincou.