João Silva, de 20 anos, filho de Faustão, de 73 anos, optou por não emitir comunicados sobre o novo transplante feito pelo pai nesta segunda-feira, 26, em São Paulo.
O procedimento não teve intercorrências e aconteceu no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Em nota, o hospital contou como foi a cirurgia.”O paciente Fausto Silva deu entrada no Hospital Israelita Albert Einstein no dia 25 de fevereiro para preparação para um transplante de rim, em função do agravamento de uma doença renal crônica, após o Einstein ter sido acionado pela Central de Transplantes do Estado de São Paulo e realizado a avaliação sobre a compatibilidade do órgão doado. A cirurgia aconteceu, sem intercorrências, na manhã de ontem (26). O paciente seguirá em observação para acompanhamento da adaptação do órgão e controle clínico”.
A assessoria do apresentador enviou um comunicado à CARAS confirmando que João Silva preferiu manter o silêncio durante a recuperação do pai.
“João não dará entrevistas agora”, disse a assessoria do apresentador em resposta sobre a nova cirurgia realizada. Vale lembrar que em agosto de 2023 o ex-apresentador passou por um transplante de coração.
Faustão falou sobre como foi passar por um transplante de coração
No dia 10 de setembro, o apresentador Faustão Silva, de 73 anos de idade, mais conhecido como Faustão e pelo seu programa Domingão do Faustão que ficou no ar por 32 anos na Rede Globo de Televisão, recebeu alta do Hospital Israelita Albert Einstein, na cidade de São Paulo.
Horas depois, Faustão apareceu em um vídeo no perfil “Faustão do Meu Coração”, no Instagram, falando ao público pela primeira vez após deixar a internação. A página foi “criada para compartilhamento de histórias sobre doação de órgãos”, como diz a biografia da conta, que também pede que as pessoas mandem suas histórias em vídeo para publicação ou marque o perfil para que seja repostado.
Na gravação, o apresentador diz: “Alô, galera! Já saí do hospital, estou em casa, agora iniciando uma nova fase. Mas antes, de novo, agradecimento eterno a cada um de vocês, que rezaram, fizeram mensagens de solidariedade, de apoio, tudo isso me ajudou muito nessa luta pela vida”.
“Agradecer a família do doador, que eu não tenho palavras, mas vou rezar por eles pro resto da minha vida. Quero dizer que a inspiração desse transplante pra mim, foi de uma garota de 12 anos, Anne Garneiro. Ela ficou 6 meses esperando, eu tive mais sorte com a questão do meu tipo de sangue, e ela ficou durante 6 meses na espera. Já foi transplantada em janeiro do ano passado e hoje tá muito bem, uma vitalidade incrível”, se referindo à enteada de seu filho João Guilherme Silva.
Faustão continuou: “Agradecimento a todas as pessoas que colaboraram, a Polícia Militar, Polícia Civil, amigos, todos eles. E dizer o seguinte: não desista, vale a pena o sonho! É impressionante, você pode esperar o tempo que for. Mas eu tenho vários depoimentos, em especial do Luiz, por exemplo, engenheiro, que é hoje um corredor e superou dois transplantes”.
“Acho que a missão agora é conscientizar cada um a colaborar, pra que todo mundo transforme o Brasil no campeão da doação. E que as autoridades espalhem centros pelo país pra não ficar em cargo do norte, nordeste, tem que vir pro sudeste, porque depende muito da urgência”, completou.
O apresentador mostrou também engajamento: “Por isso eu acho que a missão continua, no sentido de cada vez mais tirar os preconceitos, as informações erradas… Nós sabemos que o problema de educação é grave no país. Pra que todo mundo tenha essa consciência”.
“Minha mulher, Luciana Cardoso, fez uma página “Faustão do Coração” que mostra depoimentos espetaculares. Escola da vida, isso é que vale! Mais uma vez obrigado, agora eu entro… eu to encerrando esses meus vídeos porque agora eu tenho uma nova fase, são mais dois, três meses de fisioterapia pra recuperação. Mais uma vez, minha eterna gratidão a todos vocês, e vamos à luta”, encerrou.