Família

Filhos de Isa Scherer provam comida pela primeira vez e reação chama a atenção dos pais 

Reprodução/ Instagram

Publicado em 10/03/2023, às 14h29 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


Nesta sexta-feira, 10 de março, a atriz Isabella Scherer usou as redes sociais para mostrar como foi o primeiro dia da introdução alimentar dos gêmeos, Mel e Bento, fruto do relacionamento com o modelo Rodrigo Calazans.

Por meio de vídeos nos stories, Isa mostrou uma parte da preparação da comida e também a reação dos bebês ao provarem, o que rendeu boas caras e bocas!

Filhos de Isa Scherer fazem caretas ao provarem comida (Foto: Reprodução/ Instagram)

Mel no início não curtiu tanto mas depois do incentivo dos pais para provar mais um pouco acabou se rendendo e gostando da experiência, já Bento não gostou tanto quando a irmã, mas por ser uma novidade para eles, o estranhamento é comum.

Dicas para iniciar a introdução alimentar

Até os seis meses de vida, a Organização Mundial da Saúde recomenda que o leite materno seja o alimento exclusivo dos bebês. Após essa fase, ele pode ser apenas complemento na alimentação, dando espaço direto para a introdução alimentar. Isso é um dos primeiros sinais de que o bebê está crescendo, e essa nova fase de desenvolvimento deve ser um momento curtido por toda a família!

Com essa idade, os bebês já são capazes de interagir e demonstrar se gostam ou não de um alimento. A introdução alimentar é o ponto de partida da relação do bebê com a alimentação que ele terá durante a vida, e por isso deve ser um processo harmônico e sem tensão alguma. Esse novo integrante na mesa na hora das refeições está sendo inserido em uma nova rotina, então é esperado haver um momento de adaptação com aquelas novas informações.

É indicado que a água seja introduzida após os seis meses de vida, antes disso o leite materno deve ser o único alimento do seu filho (Foto: Divulgação)

Dicas para uma introdução alimentar mais tranquila

Sem estresse! Por mais que seja o início de uma nova fase na vida do bebê, é necessário que esse momento seja o mais leve possível para todas as partes. A nutricionista e consultora da Philips Avent, Giliane Belarmino, deu algumas dicas para uma introdução alimentar tranquila:

A introdução alimentar pode começar pelas frutas (Foto: Shutterstock)

Como funciona a transição alimentar para os bebês? 

Segundo Giliane Belarmino, a partir dos seis meses de idade os bebês possuem uma demanda maior de calorias que não pode ser suprida apenas com o leite materno ou fórmula. Ela também conta que a mudança de rotina não precisa ser tão “brusca”, e pode ser feita aos poucos: “O bebê não precisa comer muito desde o primeiro dia. Durante o primeiro ano, o leite materno ou fórmula ainda são a principal fonte de nutrientes da criança, sendo a alimentação um complemento. O esperado é que, após os 12 meses, o bebê tenha uma alimentação mais completa, e consiga adquirir todos os nutrientes necessários com ela. Sendo assim, o leite materno torna-se um complemento”. 

Fora isso, é comum que o bebê não se adapte logo de início: “É natural que ele estranhe texturas e sabores diferentes na boca. O importante é continuar oferecendo as frutas diariamente. No início, ele vai cuspir e fazer careta. Pode ter alimentos que você precisará oferecer até 12 vezes para o bebê aceitar. Mudar a forma de apresentação da fruta, preparo e textura pode ajudar nesse processo. Mas, lembre-se, que no início da transição alimentar é totalmente normal que isso aconteça”.

A introdução da água na alimentação do bebê pode ocorrer já aos seis meses, entrando no intervalo entre as refeições e mamadas. Contudo, é ideal que os sucos sejam introduzidos apenas após os 12 meses: “Ao comer a fruta, a criança está interagindo com a textura dos alimentos, o sabor e, consequentemente, adquirindo as vitaminas, minerais e fibras presentes no alimento. Quando transformamos essa fruta em suco, perdemos a textura, as fibras e alguns nutrientes mais voláteis podem ficar reduzidos também. Por isso, a oferta de sucos apresenta pouca vantagem e é recomendada que seja adiada até o primeiro ano de vida, depois que a criança tenha aprendido o gosto e a textura de diversos alimentos diferentes”. 

Momento nostalgia: a gente tem um teste para você, mãe e pai!

Mais lidas

Família

Datas de nascimento que estão ligadas ao dom da inteligência

Família

Larissa Manoela fala sobre gravidez de 1º filho com André Luiz Frambach

Família

Ex-Tiazinha, Suzana Alves posta foto com enteado de 19 anos: 'Cara inchada de tanto chorar'

Família

Camila Queiroz e Klebber Toledo falam sobre vinda do 1° filho: "Vai dar tudo certo"

Família

Mãe de Endrick posta reflexão profunda antes do anúncio de casamento do filho

Família

Fenômeno raro 'chuva negra' atingirá região do Brasil após frente fria

Família

Padre Fabrício Rodrigues morre aos 29 anos após acidente com cavalo

Família

Filha mais discreta de Leonardo e agrônoma: conheça a madrinha de José Leonardo


Palavras-chave
Bebê Comportamento Família Notícias Atividades e Brincadeiras Gravidez Maternidade Gestação Mãe filhos Famosos pais Casamento pai filha filho Introdução alimentar Isa Scherer Gêmeos de isa scherer Como fazer introdução alimentar Isabella Scherer e Rodrigo Calazans O que preciso saber sobre introdução alimentar Amamentação Isa Scherer Filhos da Isabella Scherer introdução alimentar como fazer quando fazer a introdução alimentar