O governo do Canadá emitiu um alerta sobre a iminente ameaça de uma nova pandemia. A informação foi divulgada na segunda edição do Manual do Plano de Continuidade de Negócios para Surtos de Gripe e Doenças Infecciosas, lançado pelo Centro de Saúde e Segurança Ocupacional do Canadá em junho. O documento menciona um vírus hipotético que poderia causar mais problemas que a Covid-19.
No manual, o centro de saúde fornece orientações aos empregadores sobre como se preparar para uma nova pandemia, baseando-se nas tendências observadas durante pandemias anteriores de gripe. “Pode haver um número mais elevado de infecções e mortes em faixas etárias diferentes das usualmente afetadas durante as estações anuais de gripe”, destaca o documento.

Além disso, o guia sugere medidas preparatórias para um cenário de surto ou pandemia que exija o confinamento das pessoas em casa. São mencionadas possíveis perturbações como problemas no abastecimento, redução da força de trabalho e mudanças na demanda dos consumidores.
Entre essas interrupções, estão os serviços bancários, as telecomunicações, a água, a gasolina, os medicamentos e os alimentos. As estimativas indicam que uma futura pandemia poderia ocorrer em “duas ou três ondas, com intervalos de aproximadamente três a nove meses entre cada surto”. O vírus hipotético citado pelo órgão canadense poderia seguir esse ciclo por até dois anos.
Nos Estados Unidos e em outros países do hemisfério Norte, os casos de Covid-19 têm aumentado nas últimas semanas, embora sem grandes alterações na gravidade dos casos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), se a propagação do vírus continuar, novas mutações e infecções poderão surgir.