Os irmãos Luiz Fernando Sturaro, de 36 anos, e Lucas Sturaro, de 31 anos, são moradores de Sumaré, interior de São Paulo, e viveram uma história de tirar o fôlego, que viralizou nas redes. Acontece que, Luiz Fernando é um paciente renal crônico desde criança, e, há pouco tempo, recebeu um rim do próprio irmão.
O que chamou atenção no caso foi que os rins tem uma compatibilidade genética incomum e rara. Segundo informações do G1, o órgão transplantado é considerado ‘idêntico’ e isto ocorre em 25% a 30% dos casos, conforme especialistas.
A compatibilidade de rim neste nível, faz com que as complicações e possibilidade de rejeição do órgão seja extremamente menor. “Sempre nos demos bem, mas nunca estivemos muito próximos. Depois do transplante, tudo mudou porque tem uma parte dele em mim”, disse Luiz para o G1.
Luiz Fernando precisou tirar um dos rins, com apenas 1 ano e meio. A partir dessa situação, ele toma medicamentos. Porém, ao longo da vida, ele teve o diagnóstico de outras doenças, como colesterol, anemia e pressão alta.
Há um ano, a situação dele piorou e ele precisou fazer hemodiálise. “Não é fácil encontrar um doador e eu não queria prejudicar ninguém. Fui passando por isso sozinho. E aí, acho que ele viu meu sofrimento e correu atrás pra saber se poderia me doar o rim, mas eu não sabia de nada”, disse Luiz.
Até que em um dia, o irmão mais novo, Lucas, decidiu fazer exames para compatibilidade, para saber se conseguia fazer algo pelo irmão. O que a família não imaginava, era que o resultado seria melhor do que o esperado. Das 3 opções possíveis (incompatível, compatível e idêntico), eles tiveram a melhor resposta.
“As cirurgias foram feitas simultaneamente. Eu e meu irmão fomos em salas uma ao lado da outra com duas equipes trabalhando”, disse Lucas. O transplante de rim foi no dia 12 de novembro de 2022, no entanto, Lucas compartilhou a história no dia 7 de dezembro e era viralizou no último sábado, 14 de janeiro.