Um homem de 49 anos, identificado como Osil Vicente Guedes, foi linchado até a morte em Guarujá, no litoral de São Paulo, após ser acusado falsamente de roubar uma moto. Segundo informações apuradas pelo G1 Santos e Região, ele era dono de uma empresa de reciclagem na cidade e não tinha antecedentes criminais. Osil foi agredido por pessoas na rua com capacetes e pedaços de madeira depois de um grito de “pega ladrão”.
Após investigações, o dono da moto confirmou que o conhecia e que havia de fato emprestado o veículo. A vítima foi internada no Hospital Santo Amaro, mas acabou falecendo em decorrência dos ferimentos. Osil morava na mesma rua da sua empresa de reciclagem e era bastante querido pelos vizinhos.
O caso foi registrado como “lesão corporal” no 2º Distrito Policial de Guarujá, mas acabou sendo modificado para “homicídio” após a morte do homem. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, o irmão da vítima já prestou depoimento sobre o caso, mas outras informações sobre as investigações não foram divulgadas.

Osil era uma pessoa trabalhadora e não se envolvia em confusão, segundo relatos do dono da moto. Nas redes sociais, ele costumava divulgar o amor pelo trabalho e pela família, compartilhando fotos e vídeos ao lado do filho e em meio aos objetos destinados à reciclagem.
Um vídeo feito por um motorista de carro flagrou o momento em que Osil foi agredido. As imagens mostram o homem sendo cercado por três moradores, um deles batendo na sua cabeça com um capacete. Outro agressor deu um tapa em sua nuca e o puxou pela camiseta, jogando-o no asfalto, onde foi atingido novamente na cabeça por um pedaço de madeira. O autor do vídeo afirmou: “Não está bom para ladrão de moto, não. Ladrão de moto está se lascando”. A Polícia Civil está investigando o caso e ainda não há informações sobre os agressores.
Veja também: Vacinas salvam vidas: tudo sobre a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe
Vacina é um tema tão essencial que, pela primeira vez, a Pais&Filhos se uniu ao Ministério da Saúde e Crescer nessa causa. Estamos juntos para conscientizar a população sobre a importância da imunização contra a gripe e estimular a vacinação, com foco nos grupos prioritários.