Na noite desta terça-feira, 02 de abril, o venezuelano Juan Vicente Perez Mora, reconhecido em 2022 pelo Guinness World Records como o homem mais idoso do planeta, faleceu aos 114 anos de idade. A notícia foi divulgada pelo presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, que prestou homenagens na plataforma X (antigo Twitter).
Nascido em uma era distante, Juan Vicente Perez Mora teve a longevidade extraordinária oficialmente reconhecida pelo Guinness World Records em 4 de fevereiro de 2022, quando contabilizava 112 anos e 253 dias de vida. Além do impressionante marco de idade, Perez deixou um legado familiar vasto: era pai de 11 filhos, avô de 41 netos e bisavô de 30 bisnetos.

O falecimento de Juan Vicente Perez Mora é um evento que transcende as fronteiras da Venezuela, tocando corações ao redor do mundo. Ele não apenas viveu uma vida excepcionalmente longa mas também se tornou uma figura emblemática para aqueles fascinados pela ideia de longevidade e os segredos para uma vida plena e significativa.
Canal da Pais&Filhos no WhatsApp
Quer receber as principais notícias da Pais&Filhos diretamente no seu WhatsApp? É muito fácil: basta clicar AQUI para seguir o canal. Não esqueça de ativar as notificações para não perder nenhum conteúdo por lá, ok?
Mulher mais velha do mundo completa 117 anos e fala ‘segredo’ para longevidade
No dia 4 de março de 2024, Maria Branyas Morera celebrou 117 anos de vida. De acordo com o Guinness Book, ela é a pessoa mais velha do mundo. A comemoração aconteceu na casa de repouso onde vive na região de Catalunha, na Espanha. Ela mora no local há mais de duas décadas.
A idosa tem boa saúde mental e física, por isso cientistas começaram a estudar os genes dela, com isso conseguirão avançar os estudos sobre longevidade. Para realizar os estudos, os estudiosos coletaram amostras de saliva, sangue e urina da mulher para fazerem uma comparação do código genético dela.

Maria costuma dizer que a razão para a longevidade é o estilo de vida marcado por “ordem, tranquilidade, boa ligação com a família e amigos, contato com a natureza, estabilidade emocional, sem preocupações, sem arrependimentos, muita positividade e afastamento de pessoas tóxicas”. A idosa ainda é bem ativa no X e em fevereiro desse ano publicou que está “cada vez mais perto da morte”. Ela também já chegou a fazer uma lista de conselhos para a longevidade:
- Fique longe de quem te faz mal;
- Tenha boas conexões com a família e amigos;
- Faça contato com a natureza;
- Busque estabilidade emocional;
- Não se preocupe demais, nem de menos;
- Não se arrependa demais.