A fábrica espanhola de brinquedos, Miniland, conquistou o prêmio de “Melhor brinquedo escolhido pelo júri do ano 2020”, com uma coleção de bonecos com síndrome de Down. A escolha foi muito importante não só para a fábrica, mas como para o mercado no geral, por representar uma preocupação pela representatividade dos brinquedos fabricados.
A coleção de bonecos com Síndrome de Down, faz parte da linha Miniland Dolls, desenvolvida pela empresa como forma de levar mais diversidade para as crianças. Conforme Victoria Orruño, diretora de marketing da empresa, disse ao portal UPSOCL, a Miniland Dolls veio para atender a necessidade dos consumidores de bonecos mais diversos, que fujam do padrão. Essa coleção conta com 4 bonecas, sendo duas pretas e duas brancas.
“Estamos muito felizes por ter alcançado este importante reconhecimento nacional e internacional, e não poderia ser melhor, já que estamos no mês da conscientização sobre a síndrome de Down. Isso reforça nosso compromisso em facilitar a normalização, o respeito e a integração desde a infância e nos estimula a continuar dando visibilidade aos grupos que mais precisam”, disse Victoria.
Apesar de ganhar o prêmio com a linha de bonecas com Síndrome de Down, a fábrica já produz bonecas inclusivas há muito tempo, contando com diferentes coleções. Por exemplo, Emotions Buddy é uma coleção de bonecos com peças intercambiáveis que ajudam a formar diferentes expressões faciais, abordando alegria, medo, tristeza, raiva e amor, entre outras.