O Instagram anunciou na última quarta-feira, dia 8 de dezembro, que planeja voltar com as publicações em ordem cronológica no feed dos usuários, ao invés da influência de um algoritmo. O comunicado foi feito pelo CEO da rede social, Adam Mosseri, durante uma audiência ao Senado dos Estados Unidos.
O CEO foi ao Congresso para dar explicações sobre os danos causados pelo Instagram aos jovens que usam o aplicativo. Quando questionado se acreditava que os usuários deveriam ter o direito de utilizar a rede social “sem serem manipulados por algoritmos”, o executivo concordou e disse que já estava trabalhando em uma solução para o embate.

“Estamos trabalhando em uma versão de um feed cronológico que esperamos lançar no ano que vem”, afirmou o chefe da rede social, que desde a compra da empresa pelo Facebook em 2016 utiliza um algoritmo para decidir a ordem de exibição e relevância dos posts com base nas preferências do usuário.
Adam Mosseri disse ainda que o recurso está sendo discutido “há meses”, mas a empresa preferiu não compartilhar detalhes sobre como a função funcionaria e se valeria também para os stories.
Apesar da escassez de esclarecimentos sobre a nova função, o CEO do Instagram contou que a mudança traria “mais transparência”, “prestação de contas” e “mais controle” aos usuários.