Nesta quinta-feira, 24 de junho, o Brasil recebeu 300 mil doses da vacina contra a covid-19 da Janssen. Por volta das 07h06 da manhã, o avião com os imunizantes pousou no aeroporto. Na terça-feira, 22 de junho, o país havia recebido uma remessa com 1,5 milhão de doses.
Ao contrário das outras vacinas para covid-19, o imunizante da Janssen, feita pela Johnson & Johnson, possui dose única. Segundo o ministro da Saúde, existe a possibilidade da antecipação das doses ainda para esta semana.
No dia 14 de junho, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) prorrogou a validade da vacina no Brasil, passando a ser de quatro meses e meio. Os imunizantes recebidos no primeiro lote, irão vencer no dia 8 de agosto. A autorização foi baseada a partir das autoridades sanitárias dos Estados Unidos, que ampliou o prazo de 12 para 18 semanas.
Até o final de 2021, é previsto em contrato com a Janssen a entrega de 38 milhões de doses da vacina. Em 44 países o imunizante já foi autorizado e faz parte da lista com os sete da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Vale lembrar que o uso emergencial para a vacina da Janssen foi aprovado pela Anvisa em 31 de março, depois da checagem de estudos e documentos. A conclusão dos relatórios mostrou que ela protege contra a forma mais grave da doença e atua na prevenção dos pacientes adultos acima de 18 anos.