“Objeto pessoal muito valioso, cuidadosamente trabalhado. Pessoa ou coisa muito boa e querida”: esses são os significados da palavra joia. Por trás de cada peça como um anel, colar ou brinco, existem momentos e histórias que ficam eternizados fisicamente. A ourives e designer de joias Pollyana Mansano juntou os dois significados principais da palavra ao ressignificar joias antigas para criar novas peças.
O trabalho de Pollyana funciona da seguinte forma: sabe aquela joia ou objeto que foi passado de geração para geração, que está repleto de histórias, mas que você não tem como usar? Com criações feitas a mão, ela reaproveita o metal, seja ouro ou prata, e constrói algo novo para ser usado no dia a dia.
O objetivo principal é preservar a história e o significado emocional das peças de família, enquanto adiciona um toque de estilo pessoal. Por meio de uma nova configuração (anel, pulseira ou colar por exemplo), é possível lembrar diariamente o quão especial aquela pessoa foi na sua vida.
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Pollyana Mansano | Ourives (@pollyanamansano)
Esse foi o caso de Marcella Villagran, filha de Branca Helena e João Roberto, que levou ao ateliê de Pollyana alguns broches que pertenceram ao seu pai, que faleceu quando ela tinha 11 anos. As peças foram transformadas em um colar e um par de brincos cheios de significado e história. O resultado foi tão especial que a família toda de Marcella se emocionou:
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Pollyana Mansano | Ourives (@pollyanamansano)
Além de ressignificar joias antigas, Pollyana cria diversas peças exclusivas, combinando a arte milenar da ourivesaria com a moderna tecnologia 3D. As joias delicadas têm pedras naturais e preciosas e são feitas para usar sempre e para sempre.