Mais um avanço para a natureza! O jovem Mazyar Etehadi, de 24 anos, se formou no curso de Design e Inovação em Dubai e decidiu criar um robô, batizado de A’seedbot, para auxiliar no meio ambiente e andar pelo deserto plantando sementes.
“A desertificação é um problema enorme em todo o mundo, causado por práticas agrícolas insustentáveis, mineração, mudanças climáticas e uso excessivo da terra em geral”, disse ele.
“Mas, assim como a própria mudança climática, a desertificação é uma questão ecológica complexa que é difícil de entender”, continuou.
O mini robô possui equipamentos de painéis solares na região traseira e hélices nas pernas para facilitar em sua caminhada na areia. Ele também é capaz de buscar padrões de umidade para plantar a semente no melhor solo do local. Além disso, ele também é capaz de gerar e enviar relatórios para uma central de controle.
“O deserto expõe pessoas a condições perigosas e muito desgastantes, com temperaturas extremas. Seria difícil que alguém pudesse executar o trabalho de semear manualmente estas áreas”, afirmou Mazyar.