Família

Justiça permite transfusão de sangue para bebê mesmo após pais recusarem por motivos religiosos

iStock

Publicado em 19/09/2023, às 14h03 por Victoria Raissa


Compartilhe:


A transfusão seria a única forma de melhorar o estado de saúde do bebê (Foto: iStock)

A justiça de Uberaba autorizou o Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro a realizar uma transfusão de sangue em um bebê prematuro, que teve o procedimento recusado pelos pais com a justificativa embasada em questões religiosas.

Por nascer antes do período recomendado, a criança apresentou um agravamento considerável no quadro de saúde  nos dias que sucederam sua chegada,  apresentando dificuldade para sucção do leite e anemia, fazendo-se necessária uma transfusão de hemácias, como relatado pelo órgão público.

Os pais não autorizaram a transfusão por questões religiosas (Foto: Freepik)

O documento autorizando o procedimento foi assinado pelo juiz Marcelo Geraldo Lemos, que atendeu a um pedido da Promotoria de Defesa da Criança e do Adolescente, tendo em vista que o estado de saúde do bebê sem a transfusão apresentava risco de morte. De acordo com informações do G1, a autoridade chegou a enfatizar na decisão que o direito à vida está presente na Constituição do país.

Outras notícias: Pais de quíntuplos decidem entregar 4 bebês para a adoção para ficar só com o “mais bonito”

Um casal decidiu entregar quatro bebês para adoção em Vigo, Pontevedra, na Espanha. A dupla estava tentando ter filhos há seis anos e acabaram engravidando de quíntuplos por meio de fertilização in vitro (FIV). O casal, de 34 e 37 anos, alegaram que decidiram abrir mão dos bebês, ‘porque só queriam um filho’. As informações sobre o caso foram divulgadas pelo portal espanhol ‘Viralistas’.

“Como eles ainda são tão pequenos, não falam, não andam, não fazem praticamente nada, foi muito difícil para nós deduzir qual deles seria o mais inteligente, então escolhemos simplesmente aquele que nos parecia mais bonito. O mais bonito seria nosso filho”, comentou o pai sobre o caso.

Pais de quíntuplos decidem doar quatro bebês (Foto: Pexels)

A mãe disse que não se imaginava criando cinco filhos, mas que essa foi uma das decisões mais difíceis de sua vida. “Tínhamos muita consciência de que um filho claro muda a vida, mas o fato de serem cinco é demais, não estamos preparados para carregar uma carga tão pesada, não temos recursos, nem força, nem disposição para criar todos eles”, acrescentou o homem.

Além disso, eles falaram que criar um filho não é uma tarefa simples e que querem priorizar a criação de apenas um bebê. “Deixamos os outros quatro irem com outros casais que, como nós, têm dificuldade em ter filhos e os deixamos felizes. Sabíamos que um filho com certeza mudaria nossa vida, mas o fato de serem cinco é demais, não estamos preparados para uma carga tão pesada, não temos recursos, nem força, nem disposição para criar todos eles”, contou o pai. Após a decisão do casal, os bebês foram levados para um orfanato e estão vivendo com uma família de acolhimento até serem adotados. Nas redes sociais, a dupla foi detonada pela atitude e pela justificativa da adoção.

Mais lidas

Notícias

Foto mostra que Nicolas Prattes 'escondeu' barriguinha de Sabrina Sato antes da notícia de gravidez

Família

Emocionante! Pais viajam mais de 10 mil quilômetros para adotar filha e ela mostra todo o processo

Notícias 📣

Edu Guedes fala sobre primeiro filho com Ana Hickmann: "Deus vai escrevendo as coisas"

Família

Filha de Ana Maria Braga tem vida simples no interior de São Paulo longe da fama: veja foto inédita

Notícias

Jade Magalhães impõe condição para morar com Luan Santana após gravidez

Imperdível

Ofertas do dia: até 51% de desconto no smartphone POCO X6 Pro

Família

Ana Paula Arósio não fala com a mãe que vive em asilo há anos e perdeu enterro do pai

Família

Larissa Manoela fala sobre gravidez de 1º filho com André Luiz Frambach


Palavras-chave
Bebê Família Saúde Notícias bebê prematuro Minas Gerais doação de sangue religião Uberaba Familia proibe transfusão de sangue para bebê justiça autoriza tranfusão de sangue para bebê transfusão de sangu triangulo mineiro