A aeronave envolvida no voo 2283, que sofreu um acidente em Vinhedo, pertence à VoePass, embora as passagens tenham sido comercializadas pelo site da Latam. As duas companhias aéreas mantêm um acordo de codeshare, ou código compartilhado, que permite a uma empresa vender voos operados pela outra. Essa prática é comum no setor aéreo e é regulamentada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Em entrevista ao Uol, o diretor-executivo do Instituto de Defesa de Consumidores (Idec), Igor Britto, afirmou que, nesse caso, as famílias das vítimas podem buscar indenização como se o voo fosse da Latam. Segundo Britto, a companhia “não pode se beneficiar da parceria, vendendo serviços de uma empresa com estruturas, processos e aeronaves precários, sem se responsabilizar pelos danos causados às famílias”.

Desde o acidente, clientes da Latam recorreram ao site ‘Reclame Aqui’ para pedir o encerramento do acordo com a VoePass. Alguns consumidores alegam que desconheciam a parceria e compraram passagens confiando na credibilidade da Latam. “Eu comprei minha passagem acreditando que viajaria com a Latam, uma empresa de renome, mas agora estou sendo obrigada a voar com uma empresa cujo histórico não me transmite confiança. Isso não foi informado no momento da compra e me sinto enganada”, escreveu uma cliente no domingo, 11 de agosto. Na segunda-feira, 12 de agosto, ela adicionou uma nota informando que sua passagem foi reembolsada após a reclamação.
Apesar das reclamações, a Latam continua comercializando passagens operadas pela VoePass em seu site. Em nota oficial, a Latam destacou que mantém acordos de codeshare com diversas empresas aéreas ao redor do mundo. A companhia esclareceu que “a companhia operadora do voo é a única responsável por toda a gestão técnica e operacional, desde o atendimento em solo aos passageiros nos aeroportos até durante os voos, incluindo o cumprimento das diretrizes de aeronavegabilidade da aeronave, sua manutenção e a contratação de seguros obrigatórios”.

Além disso, a Latam defende que “o codeshare traz benefícios aos passageiros, permitindo a ampliação da oferta de voos e maior flexibilidade de destinos”. A empresa ainda afirma que “essa informação é apresentada ao passageiro desde a etapa de pesquisa de passagens, junto com outros dados como tarifa, tempo de duração do voo e modelo da aeronave utilizada para o respectivo trajeto”.