Mês da Consciência Negra

Lore Improta faz reflexão emocionante sobre ser mãe de uma criança preta: "Sonhar livremente"

Reprodução/Instagram

Publicado em 20/11/2023, às 17h22 por Marina Teodoro


Compartilhe:


"Temos um mundo cheio de mulheres que não conseguem respirar livremente porque estão condicionadas demais a assumir formas que agradem aos outros", foi com essa frase, da escritora Chimamanda Ngozi Adichie, que a dançarina Lore Improta, esposa do cantor Leo Santana, decidiu começar sua reflexão sobre o Dia da Consciência Negra.

Lore e Leo são pais de Liz, uma menina negra de 2 anos. Apesar de já ter falado algumas vezes sobre como é criar uma criança preta em uma família interracial, a dançarina sempre se mostra aliada na luta contra o racismo e divide como lida com essas questões dentro de casa.

"Tava aqui olhando essa nossa foto e refletindo, ser mãe de Liz, uma menina preta, me acendeu diversas luzes. Quando a gente se torna mãe, imediatamente a gente coloca em cena o nosso instinto protetor, principalmente porque sabemos que aquele ser ainda não sabe se defender, não conhece nada do mundo além daquilo que a gente mostra em casa. E que mundo a minha Liz vai ver lá fora?", refletiu ela, em uma publicação no Instagram feita nesta segunda-feira, 20 de novembro, quando é celebrado o Dia da Consciência Negra.

Lore Improta e Leo Santana são pais de Liz, de 2 anos (Foto: Reprodução/Instagram)

 

"Quero que ela veja um mundo melhor, então faço minha parte para que ela possa crescer em um ambiente rodeado por referências positivas e inspirações como ela, nas quais ela possa se identificar", comentou ela no texto. 

Lore ainda disse que prezo pelos momentos de leitura e viagem com a filha, onde mostra a ela o mundo que quer para Liz. "Sei que ainda estamos muito longe de um mundo onde não viveremos ou presenciaremos situações racistas, mas sei que com conhecimento e amor, podemos avançar um pouco mais a cada dia. É isso que tento fazer diariamente: lutar por um mundo onde meninas como a minha Liz possam andar, respirar e sonhar livremente".

Ajuda de especialista

Com o crescimento de Liz, a vida dos pais é diretamente impactada, trazendo mudanças para não só o dia a dia, mas a eles como pessoas também. A mãe, mais conhecida como Lore, por exemplo, tem feito aulas de letramento racial para se conscientizar sobre o assunto.

O motivo da busca por esse novo aprendizado seria para que a criança possa crescer se vendo representada no que consome, como livros e filmes, e também para que a mãe consiga enfrentar qualquer racismo que possa vir a sofrer, e saiba defender a filha, como contou em entrevista à Caras.

Ela contou quem é a sua professora e a segurança que se informar sobre o assunto traz. “Desde que Liz nasceu venho fazendo aulas de letramento racial com a minha professora Anita Machado, fundadora do Instituto Da Cor ao Caso. Com as aulas, sinto que cada dia mais eu sei proteger e guiar a minha filha”, assumiu a mãe.

A mãe revelou que faz aulas de letramento racial para aprender e entender melhor questões que a rodeiam (Foto: Reprodução/Instagram)

No dia a dia, Lore também coloca em prática pequenos detalhes que podem fazer toda a diferença. “Além das minhas aulas com a Anita, leio livros que me ajudam a criar a Liz e trazer para a vida dela mais representatividade. Por exemplo, estamos sempre lendo para ela livros com personagens negros, quando vamos escolher um filme ou um desenho, escolhemos um que ela irá olhar e se ver também”, falou.

O motivo por trás de tudo isso é o amor que ela sente por Liz. “Quero ser um exemplo para a minha filha, que ela consiga encontrar em mim a força, determinação e amor que eu vi na minha mãe ao crescer e que me formou como sou”, completou.

Mais lidas

Notícias

Foto mostra que Nicolas Prattes 'escondeu' barriguinha de Sabrina Sato antes da notícia de gravidez

Família

Emocionante! Pais viajam mais de 10 mil quilômetros para adotar filha e ela mostra todo o processo

Notícias 📣

Edu Guedes fala sobre primeiro filho com Ana Hickmann: "Deus vai escrevendo as coisas"

Família

Filha de Ana Maria Braga tem vida simples no interior de São Paulo longe da fama: veja foto inédita

Imperdível

Ofertas do dia: até 51% de desconto no smartphone POCO X6 Pro

Notícias

Jade Magalhães impõe condição para morar com Luan Santana após gravidez

Família

Larissa Manoela fala sobre gravidez de 1º filho com André Luiz Frambach

Família

Ana Paula Arósio não fala com a mãe que vive em asilo há anos e perdeu enterro do pai


Palavras-chave
consciência negra lore improta leo santana