Foi anunciado neste sábado, 31 de dezembro, o triste falecimento do Papa emérito Bento XVI, ele morreu aos 95 anos. A notícia foi anunciada pelo Vaticano.
O verdadeiro nome de Bento XVI era, Ratzinger, ele nasceu em 16 de abril de 1927 na cidade de Marktl, na Alemanha, mas apesar disso passou uma boa parte da infância e também da adolescência em perto de uma fronteira com a Áustria, na cidade de Traunstein. Ele nasceu em uma família humilde e tinha outros dos irmãos, ele era o caçula da família.
Aos 12 anos de idade, entrou para o seminário, ele era poliglota, sabia diversas línguas, incluindo o grego e o latim, s dedicou a fazer doutorado em teologia na Universidade de Munique. No dia 19 de abril de 2005, após a morte de João Paulo II, no mesmo ano, ele foi escolhido para assumir o papel de papa.

O nome escolhido e adotado por ele foi o de Bento XVI, na ata da audiência geral, ele explicou s motivos que levaram ele a escolha deste nome: “Quis chamar-me Bento XVI para me relacionar idealmente com o venerado pontífice Bento XV [Cardeal Giacomo della Chiesa], que guiou a Igreja num período atormentado devido à Primeira Guerra Mundial. Ele foi um profeta corajoso e autêntico de paz, e comprometeu-se com coragem infatigável primeiro para evitar o drama da guerra e depois para limitar as consequências nefastas”, explicou ele.

Outra curiosidade é que São Bento também é o padroeiro da Europa e fundador da Ordem Beneditina. Um dos grandes marcos na vida de Bento XVI e também na história foi que ele se tornou o primeiro papa a renunciar em 600 anos, isso logo após a Igreja Católica se tornar alvo de escândalos envolvendo acusações de corrupção e pedofilia.