
Aos 47 anos, a dona de casa Ana Paula Rodrigues, consegue se movimentar e fazer as atividades do dia a dia graças a ajuda da prótese feita por ela e pelos dois filhos, com a ajuda de um liquidificador.
Moradora do interior do Ceará, da cidade de Sobral, Ana Paula e os filhos fizeram a prótese com muita criatividade, eles usaram o copo do liquidificador e um cano PVC. Eles optaram por essa solução após ficarem mais de um ano no aguardo do equipamento que deveria ser fornecido pela prefeitura local.
Atualmente como dona de casa, Ana Paula descobriu há 5 anos um câncer , durante o tratamento, ela também recebeu o diagnóstico de que estava com diabetes, por conta das doenças, ela deixou o trabalho de faxineira e ambulante que traziam o sustento para os dois filhos.

Além de enfrentar dificuldades financeira, após um acidente que causou uma ferida no pé, Ana Paula teve que amputar a perna esquerda da região do joelho para baixo. Após a amputação, ela esperou por mais de um ano pela prótese, mas ela não chegou e por isso ela e os filhos improvisaram uma alternativa.
“A gente viu no YouTube um rapaz fazendo. Só que a amputação dele não era transtibial [abaixo do joelho], foi só o pé e a canelhinha dele era fina e cabia no cano. A gente foi tentar com o cano, mas não coube o que sobrou da minha canela. Então temos com o copo de liquidificador, botamos uma esponja e deu certo. No mesmo dia que a gente fez eu já botei. Foi uma alegria doida ficar em pé de novo”, disse ela em entrevista a Rede Globo.

Mesmo conseguindo se locomover com a prótese, ela não supre totalmente as necessidades de Ana Paula: “A gente foi atrás de saber quanto era a prótese, como é que é, e um rapaz da clínica disse que minha prótese é diferente, porque eu tenho diabetes e é um material diferente. [Ele disse] Que eu não ficasse andando com essa não, pois poderia me prejudicar. Por isso, eu preciso da minha prótese. Preciso muito da minha perninha, porque eu sou mãe de família preciso me virar e está complicado”, explicou ela na entrevista.
A Prefeitura de Sobral explicou em nota que a paciente está em uma fila de espera, esperando a liberação da prótese. Enquanto espera a prótese, Ana Paula continua fazendo fisioterapia no Centro de Saúde da Família e recebe o auxílio.
Veja também: De pecinha em pecinha
Olha só esse novo produto da linha TUDO da Ri Happy que chegou aqui na redação! Da coleção “Monumentos”, qualquer pessoa pode construir todo o sambódromo carioca Marquês de Sapucaí. Perfeito para brincar de arquiteto, engenheiro ou para ter aquela sensação de dever cumprido