A entrevista de Larissa Manoela, de 22 anos, sobre o rompimento com os pais, Silvana Taques e Gilberto Elias, para o programa Fantástico da Rede Globo, teve grande repercussão durante a semana. Com isso, Silvana e Gilberto têm sido altamente criticados na internet e na mídia, acusados de toxicidade, narcisismo e de usurpar os bens da filha, que trabalha desde os 4 anos de idade.
Os pais abriram mão de suas carreiras como pedagoga e representante comercial para acompanharem Larissa Manoela em seus trabalhos como modelo, atriz e cantora. Contudo, segundo a artista, Silvana e Gilberto ocultavam informações sobre seus negócios e bens, e ela precisava pedir valores como cinco e dez reais para compras supérfluas.
Segundo Silvana, que hoje está com 52 anos, ela foi empresária, cozinheira e motorista da única filha, Larissa. O sentimento que a mãe teve ao vê-la na televisão no domingo foi de “profunda tristeza e desolação”, além de “imensa preocupação com ela”, como disse em entrevista exclusiva à Folha.
Em relação ao relacionamento de Larissa com o ator André Luiz Frambach, a mãe contou: “Eu aceitei, mas não concordei” sobre Larissa ir viver com André. “Eu tive uma intuição típica de coração de mãe”, relatou repetindo que: “Eu tenho que aceitar a escolha dela. Mas não necessariamente concordar”.

“Amo a minha filha, e continuarei amando. Tudo o que eu fiz, por anos, foi respeitar as escolhas dela. Nada foi feito, nenhuma decisão foi tomada sem conhecimento e consentimento dela. Sempre perguntamos para a Larissa sobre cada trabalho e esclarecíamos: ‘Você não é obrigada a fazer’”, declarou.
A mãe ainda falou que não tem, nem nunca teve, “intenção alguma de prejudicá-la”, se referindo à Larissa Manoela. “A nossa única intenção como pais, ao constituir as empresas, foi blindar o patrimônio da Larissa contra terceiros. Nunca quisemos ficar com nada dela”, relatou.

Sobre tentar controlar a vida da filha, Silvana alegou que: “Se houve alguma falha minha e do meu marido, foi talvez a de pecar pelo excesso de zelo com ela. Fizemos de tudo para ela nunca precisar aprender algo pela dor. Tentamos poupá-la de sofrimentos”.
Referente ao áudio que Larissa mostrou ao Fantástico, de Silvana dizendo que dela, a atriz teria apenas o “título de mãe”, a pedagoga afirmou: “Nós conversávamos sobre o futuro pessoal dela, e não sobre trabalho. Eu me referia ao fato de ela não estar aceitando os meus conselhos de mãe. Eu não queria ter o título de mãe apenas. Eu queria que ela me escutasse, de fato, como a mãe dela, a pessoa que a ama e sempre amará”.

“Não vamos polemizar, nem transformar uma gota em uma lagoa. No momento em que ela sinalizar que precisa de nós, com certeza estaremos de braços abertos para ajudá-la no que for preciso”, falou Silvana. E finalizou: “Jamais deixarei de ser a mãe dela. Jamais deixarei de amá-la. Embora pequena, formada apenas por nós três, sempre fomos uma família. Ela sempre foi uma ótima filha”.