Na terça-feira, 13 de abril, 46 pessoas foram vacinadas contra a Covid-19 por engano em Itirapina, no interior de São Paulo. Dentre essas pessoas, estavam 3 gestantes e 28 crianças. O filho de Milena Jeane Ribeiro, de 4 anos, foi uma dessas crianças que receberam a dose da vacina errada.

A mãe contou, em entrevista ao G1, que ficou bem assustada quando descobriu o que havia acontecido. “Foi um susto. Vacinei na terça-feira, na quinta entraram em contato comigo e já passei na pediatra. Não aconteceu nada, mas a gente fica preocupada. Foi um erro, todo mundo erra, mas graças a Deus meu filho está bem”, disse.
O Instituto Butantan se pronunciou nesta sexta-feira, 16 de abril, sobre o caso e pontuou que as crianças e gestantes que tomaram a vacina por engano não devem tomar a 2° dose, por falta de estudos que comprovem a segurança e eficácia da Coronavac nesses grupos.
A prefeitura da cidade informou que está acompanhando todas as pessoas que receberam o imunizante por engano e que, até o momento, nenhuma das pessoas tiveram algum sintoma ou reação adversa. A profissional foi afastada e um processo administrativo da prefeitura apura as circunstâncias do erro.