
Erin Heger é uma estadunidense que é mãe há 3 anos. Ela é colaboradora do portal Popsugar e escreveu no site um desabafo sobre como sua ansiedade e depressão pós-parto, seguido pelos momentos de cuidados que ela tirou para se recuperar, sobrecarregaram seu marido e quase acabou com o casamento dos dois.
Ela contou que desde a gravidez vinha tendo ataques de ansiedade que, após o nascimento do filho, se tornou uma depressão pós-parto. Assim, parte do tratamento para a manutenção de sua saúde mental incluía antidepressivos e momentos nos quais Erin se afastava de suas funções como mãe.
“Tirar esse tempo para mim não foi fácil no começo, mas com o tempo percebi o quanto eu me sentia melhor com um pouco de distância da maternidade, e também vi o quanto meu filho ficava mais feliz quando eu estava bem”, explicou.

Assim, Erin manteve os jantares mensais com as amigas, além de outros momentos que tirava para si mesma. “Era um banho demorado aqui, uma noite fora com os amigos ali, e quando sinto que estou indo para um lugar não saudável, sou honesta com meu marido sobre isso”.
No entanto, isso parece ter custado muito para o marido de Erin. “Recentemente falei para ele sair de casa durante uma noite e ele respondeu que não podia porque ficaria preocupado comigo”.
Assim, Erin fez o possível para apoiar o marido quando ele disse que viajaria durante um final de semana, mesmo sendo o fim de semana do aniversário dela. “Eu já tirei incontáveis semanas para mim mesma, mas essa será a segunda semana dele fora desde que se tornou pai. Eu estou encorajando ele porque sei muito bem que seu bem-estar, assim como a saúde de nosso casamento, só poderiam se beneficiar deste momento de cuidado pessoal“.
“Percebi que ele passa muitos momentos de silêncio, retraído, e que todo esse foco em mim está deixando meu marido exausto”, Erin escreveu.

Mas agora, ela sente que está muito melhor, e que está na hora de ajudar o marido a se cuidar, equilibrando seu tempo como mãe e os momentos para si mesma com o tempo livre que o marido também precisa.
“Eu sempre irei cuidar da minha saúde mental, o que pode significar que eu tenho menos capacidade do que gostaria de cuidar dos nossos filhos em alguns momentos, mas é importante lembrar que meu marido também precisa de descanso. Então, fim de semana de aniversário ou não, eu vou apoiar a sua escapadela”, finalizou.
O casal era pai de um menino e em fevereiro deste ano tiveram uma filha.

Leia também:
6 dicas simples de cuidados pessoais para mães ocupadas
Mãe desabafa: “Não elogiem os pais por coisas que eles deveriam fazer”