Uma família que mora em Westgate-on-sea, em Kent, teve uma surpresa horrível ao descobrir o real diagnóstico da filha. A mãe da criança Gina Hickson, de 29 anos, percebeu uma bolinha branca incomum na pupila da filha Darcey-Rose, de três anos.

Como a garota brincou na neve, a mulher pensou que poderia ser esse o caso do aparecimento do brilho, mas ao notar que ele não desaparecia, pensou que a menina precisaria de óculos e providenciou os exames necessários, sendo encaminhada para especialistas. Foi então que o pior surgiu, os médicos confirmaram que a criança tinha retinoblastoma, um tipo raro de câncer no olho que afeta na maioria das vezes crianças com menos de 6 anos.

Após passar por seis rodadas de quimioterapia em março de 2021, no Great Ormond Street Hospital, em Londres, os profissionais de saúde encontraram mais câncer no olho de Darcey-Rose, então, Gina e o marido Michael, pai da menina, foram avisados que o olho precisaria ser removido, já que o tumor se espalho ao redor da retina e a quimioterapia não estava fazendo efeito. Após a cirurgia, a menina recebeu uma prótese.

O diagnóstico foi descoberto, após a mãe da menina pesquisar no Google a descrição do que via no olho da filha e, logo no topo da pesquisa, aparecer o site da Childwood Eye Cancer Trust, mas de início ela não considerou a possibilidade e, após consultar os profissionais, que a recomendaram um oftalmologista, porém não destacaram urgência, não passou por sua cabeça que seria possível tal diagnóstico.
“Nosso mundo desmoronou. Tudo ficou parado, mas também estava embaçado ao nosso redor”, descreve a mulher, ao falar sobre o momento em que soube do diagnóstico. Apesar das dificuldades, Darcey-Rose foi muito bem durante todo o processo e entendeu por que precisava de um olho especial. Gina correrá a Maratona de Londres em outubro para arrecadar fundos ao Childwood Eye Cancer Trust, apoiando famílias para que passem pelos momentos difíceis de tratamento.