
Na última quarta-feira, 5 de junho, a mãe e o padrasto de uma criança de apenas seis anos, foram indiciados por lesão corporal e maus tratos pela Polícia Civil de Brasilândia, Mato Grosso do Sul. Segundo informações da polícia, o casal agredia frequentemente a criança, e na última das agressões, os dois usaram um cabo de vassoura para bater nela.
O caso só foi descoberto quando o menino apareceu com hematomas na creche em que frequentava. Foi então que o Conselho Tutelar foi acionado e relatou o acontecido à Polícia Civil. O padrasto é um homem de 27 anos, e confessou para os agentes que ele batia na criança, alegando que fazia isso para corrigir o comportamento inadequado dela. Após a confissão, ele foi afastado de onde morava com a criança e a mãe, de 21 anos.
Os dois foram indiciados por lesão corporal e maus tratos. Além disso, a mulher também foi indiciada por omissão imprópria, já que tem o dever legal de evitar as agressões contra o filho.
Outros casos: Filho é detido por maus tratos contra pai idoso e paraplégico
Nessa quarta-feira, 26 de janeiro, um idoso de 62 anos foi agredido pelo filho na cidade de São José, Santa Catarina. O homem de 36 anos foi pego em flagrante, após uma briga entre pai e filho. A mulher dele, de 23 anos, também foi detida.
Uma denúncia de violência anônima levou os policiais civis a descobrirem que os cuidados estavam sendo negligenciados. O senhor, que é paraplégico e possui diversos problemas de saúde, apresentava lesões pelo corpo causadas por permanecer por muito tempo na mesma posição.

A Polícia Civil de Santa Catarina informou que o casal foi levado à DPCAMI (Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso) do município para esclarecer o ocorrido as autoridades.
O crime de maus-tratos contra idoso, previsto no artigo 99 do Estatuto do Idoso, pode levar o casal a cumprir 2 meses até 1 ano de reclusão e multa.
Casos de maus-tratos podem ser denunciados no canal Disque 100 e também nos contatos da Polícia Civil de SC, Disque Denúncia 181 e WhatsApp denúncia 48-98844-0011