Uma mulher, de 36 anos, decidiu voltar a estudar e conseguiu passar em três universidades públicas. Tudo começou quando Bruna Mendes tinha 34 anos e começou a conversar em um grupo do Facebook sobre o assunto. A farmacêutica tinha receio de retomar os estudos, pois ela tem um filho e só encontrava tempo livre para estudar enquanto o bebê dormia.
Bruna ganhou uma bolsa de estudos em um cursinho e decidiu voltar a estudar com o incentivo de diversos internautas. Após finailizar o ension médio, ela optou por fazer farmácia, na faculdade por conta da alta concorrência em medicina.
“Percebi que queria cursar medicina no segundo ano de farmácia na Unicamp. Minha mãe queria que eu fizesse medicina, mas eu estudei em escola pública a vida inteira, via o pessoal se matando, teimei e fui fazer farmácia. Mas fui bem feliz no mercado de trabalho. Viajei o mundo, conheci muitos países. Não tenho do que reclamar. Ganhava bem, tinha uma carreira sólida”, contou a mãe em entrevista ao portal R7.
Em 2018, após se casar, ela engravidou do primeiro filho. Por conta da rotina puxada com o seu trabalho, o seu companheiro a incentivou a estudar durante a gestação. O marido, Rafael, também trabalha na área da saúde, com formação em medicina e farmácia. “O filho dá esse motivo para redirecionar a vida”, explica a mãe.
Então, Bruna conta que estudou para os vestibulares até perto do parto de seu primeiro filho, mas não esperava que fosse conseguir entrar em uma faculdade pública. “Como ia resgatar todo esse tempo de estudo? Competir com alunos que estudam em lugares muito bons? Pensava em fazer o Enem para de repente conseguir um Fies”, ela disse.
Após o nascimento do filho em 2019, ela passou dois anos focada em criar o bebê e acabou voltando a estudar apenas em 2021 com o incentivo de um grupo no Facebook. Ela se matriculou em um cursinho no período da tarde e conseguiu passar na USP, UNESP e UNIFESP.
“Estudava muito em recepção de consultório. Quando chegava da aula, ficava com meu filho e meu marido. Às 22h, quando eles iam dormir, começava a fazer os exercícios e ia até as 3h. Depois, acordava às 8h”, ela disse.
“Muita coisa mudou. Mas me surpreendi muito positivamente com essa nova turminha que está vindo”, falou Bruna. Agora ela estuda em São Paulo e deixa o filho em uma escola em tempo integral para conseguir estudar. Além disso, a mãe planeja trabalhar no mesmo consultório do marido no futuro.
Veja também: De pecinha em pecinha
Olha só esse novo produto da linha TUDO da Ri Happy que chegou aqui na redação! Da coleção “Monumentos”, qualquer pessoa pode construir todo o sambódromo carioca Marquês de Sapucaí. Perfeito para brincar de arquiteto, engenheiro ou para ter aquela sensação de dever cumprido.