A escritora infantil Kate Claxton, de Swindon, na Inglaterra, resolveu aproveitar a onda do lançamento do filme “Barbie” para ensinar à filha, de 3 anos, sobre normalização de um corpo saudável e real.

A mãe pintou as estrias que ganhou após a gravidez em uma boneca da filha para mostrar que elas são “perfeitamente normais”. Depois de dar à luz, Kate enfrentou ansiedade pós-parto e odiava as marcas deixadas em sua pele, mas foi por isso que Kate usou esmalte para pintar as linhas finas e irregulares na barriga, coxas e quadris da boneca da filha.
“Minha filha começou a gostar de Barbies recentemente e quase recuei quando comprei a primeira. Era tipicamente ‘a Barbie’, proporções perfeitas, pernas longas e cabelo loiro. Desde então, trouxemos outras versões com vitiligo, pernas protéticas e figuras mais cheias, mas não consegui encontrar nenhuma com estrias em lugar nenhum”, comentou ao jornal inglês, “The Mirror”.
Ela ainda completa que não há nenhuma boneca representando corpos normais. “Então pensei em fazer uma eu mesma. Quando você procura estrias, trata-se de cremes e tratamentos para se livrar delas e encontrei poucas evidências de pessoas que as adotam e as aceitam”, continuou.
Em sua conta do Instagram, a mulher comentou que está ansiosa para assistir ao filme. “Estou muito animada para o novo filme da Barbie e temos lindas bonecas que incluem o corpo em casa, mas nenhuma com estrias… até agora”, empolgou-se.

Agora, Kate está trabalhando em uma experiência de jogo e tem em mente vários livros infantis que ainda deseja escrever, incluindo um sobre a normalização dos corpos de praia. “Só acho que é realmente importante expor nossos filhos ao máximo de diversidade possível. Quero que minha filha cresça reconhecendo todas as diferentes maneiras de ser ‘normal’. Ela sabe que a mamãe tem estrias, e elas não são nada demais, então espero que isso signifique que ela não vai se preocupar se as tiver quando for mais velha”, acrescentou.
A Mattel, marca americana conhecida por seus brinquedos, em especial, a boneca Barbie, lançou uma série de bonecas nos últimos anos em uma tentativa de torná-las mais diversificadas. Criou bonecos com síndrome de Down, com aparelho auditivo, uma prótese e uma cadeira de rodas.

Em 2016, a Mattel ainda lançou a coleção ‘Curvy Barbie, Tall Barbie e Petite Barbie’ , com uma ampla gama de tons de pele refletindo muitas etnias diferentes, já que anteriormente, a Mattel já havia enfrentado críticas e processos de que a Barbie tradicional não representava mulheres reais.
Kate, agora, está pedindo à fabricante dos brinquedos que lance uma Barbie com estrias para normalizar as marcas, que geralmente ocorrem na puberdade e também na gravidez. A Mattel foi convidada a comentar mas ainda não se pronunciou se irá levar o pedido para a produção.

Veja também: De pecinha em pecinha
Olha só esse novo produto da linha TUDO da Ri Happy que chegou aqui na redação! Da coleção “Monumentos”, qualquer pessoa pode construir todo o sambódromo carioca Marquês de Sapucaí. Perfeito para brincar de arquiteto, engenheiro ou para ter aquela sensação de dever cumprido.