Família

Mãe que vive na Itália dá conselho: “Chegou a hora de cuidar dos seus avós, não visite eles”

Getty Images

Publicado em 13/03/2020, às 17h07 - Atualizado em 20/03/2020, às 14h26 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


(Foto: Getty Images)

O COVID-19 também conhecido como Coronavírus, é uma doença que está causando muita preocupação ao redor do mundo. Com o total de 98 casos no Brasil, as famílias ainda estão tentando entender como funciona a prevenção e quais são as consequências desse novo vírus. 

A Pais&Filhos conversou com uma mãe que mora na Itália, onde a infestação do Coronavírus está maior e com quadros mais graves, para entender como funciona a rotina da família e como o governo vem agindo para combater e prevenir a doença.

Lorena Bigatti, que é médica veterinária, tem 54 anos e é mãe do menino Gabriel, de 13 anos. Ela mora em Darfo Boario Terme, região de Lombardia que fica ao norte da Itália, com o filhos e o marido Eduardo Faria.  

Lorena e a Família (Foto: reprodução / Arquivo Pessoal)

Segundo Lorena, o filho dela não tem aula desde que o surto começou. Um dado interessante explicado pela veterinária é o uso de um registro eletrônico utilizado pelas instituições para entrar em contato com os pais de forma mais rápida. “Eles mandam as informações para gente pelo registro. O que o governo passa pra eles, eles repassam através desse sistema”, explica. 

Ainda sobre ficar em casa, ela contou que o filho tem uma idade que já entende as consequências: “Ele faz a lição que mandam pelo registro, depois brinca no celular. Mas, tenho amigos que estão sofrendo com crianças menores que ficam mais entediadas e ainda não assimilam a situação. O governo indica não sair de casa nem para ir ao parque”. 

A médica veterinária explicou que a cidade está vivendo um “clima de guerra”. As pessoas já passaram pela fase do pânico e agora existe um clima maior de solidariedade entre os cidadãos.  

“O povo está mais unido é emocionante de ver”, conta. A veterinária contou que mora em um lugar onde a questão de saúde sempre foi muito boa e agora as pessoas estão vendo superlotação de hospitais e falta de leitos,. Esse sentimento fez os próprios cidadãos se unirem para comprar suprimentos e respiradouros para atender à população. A união das pessoas só aumenta.  

Clínicas de fertilização estão sendo mais procuradas após coronavírus (Foto: Getty Images)

“Aqui as pessoas respeitam tudo o que o governo fala, é incrível de ver”, comenta. O governo italiano recomenda que as pessoas mantenham uma distância de 1 metro e meio uma das outras, no mercado, por exemplo, usam luvas para encostar em tudo e as pessoas devem fazer compras apenas de carrinho para que fiquem menos próximas uma das outras. 

Os correios abrem meio período e nas farmácias só pode entrar uma pessoa por vez e usando máscara. Outra coisa interessante, é que a Netflix está liberada de forma gratuita para toda população, já que todos estão “presos” em casa.

Lorena contou que está acompanhando as notícias no Brasil e demonstrou total apoio às medidas adotadas pelo Governo brasileiro: “Eles estão supercertos em adotar todas essas medidas logo no começo. Antes aqui estavam falando a mesma coisa ‘é só uma gripezinha’, só depois de ver o estado dos hospitais, superlotados, que as pessoas começaram a entender”.  

As crianças muitas vezes podem ser assintomáticas, mas elas transmitem o vírus. “Aqui na Itália é muito tradicional que os avós cuidem dos netos. O governo pede para que os pais não deixem as crianças próximas aos velhinhos”, ressalta.

De acordo com a médica, na Itália os governantes falam assim: “Chegou a hora de cuidar dos seus avós, não visite eles”. É importante para conscientizar as pessoas sobre a saúde dos mais frágeis, já que os idosos são os mais vulneráveis e severamente afetados pelo coronavírus.

(Foto: reprodução / Getty Images)
Agora, você pode receber notícias da Pais&Filhos direto no seu WhatsApp. Para fazer parte do nosso canal CLIQUE AQUI!

Mais lidas

Notícias

Foto mostra que Nicolas Prattes 'escondeu' barriguinha de Sabrina Sato antes da notícia de gravidez

Família

Emocionante! Pais viajam mais de 10 mil quilômetros para adotar filha e ela mostra todo o processo

Notícias 📣

Edu Guedes fala sobre primeiro filho com Ana Hickmann: "Deus vai escrevendo as coisas"

Família

Filha de Ana Maria Braga tem vida simples no interior de São Paulo longe da fama: veja foto inédita

Notícias

Jade Magalhães impõe condição para morar com Luan Santana após gravidez

Imperdível

Ofertas do dia: até 51% de desconto no smartphone POCO X6 Pro

Família

Ana Paula Arósio não fala com a mãe que vive em asilo há anos e perdeu enterro do pai

Família

Larissa Manoela fala sobre gravidez de 1º filho com André Luiz Frambach


Palavras-chave
Comportamento Família Educação Desenvolvimento Criança coronavírus