Família

Mãe solo ganha bolsa de intercâmbio e faz “vakinha” para levar a filha de dois anos junto

Juliana Camargo / cedido à Pais&Filhos

Publicado em 16/07/2019, às 14h03 - Atualizado às 14h33 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


Jaqueline voltou a estudar quando a filha tinha 5 meses (Foto: Juliana Camargo / cedido à Pais&Filhos)

Desde de que tinha 5 meses de idade, Ana Luísa acompanha a mãe, Jaqueline Mendes, de 32 anos, nas aulas de Administração Pública na Universidade Federal Fluminense (UFF). A menina hoje está quase com três anos, e a mãe se encontra em um impasse depois de ganhar uma bolsa para estudar na Espanha. Segundo a mãe, deixa a criança para trás nunca foi uma opção. “Sem minha filha  não faz sentido”.

Mendes disse que as passagens, o seguro de vida, alimentação e moradia custariam em média 20 mil reais de custos adicionais que ela teria que pagar, que a bolsa não cobre. E para conseguir realizar o sonho do intercâmbio, ela fez uma “vakinha” para tentar arrecadar 10 mil reais e conseguir ir atrás do sonho da bolsa de estudos e levar a filha junto. Jaqueline já vendeu bolo, tortas, pipoca e já fez bazar e conta que conseguiu arrecadar um bom dinheiro, mas ainda falta.

A mãe diz que alguns professores e alunos se incomodavam com a presença da criança nas salas de aula e por isso já foi expulsa de algumas aulas. Jaqueline confessa que pode até soar doideira estudar em outro país com a filha tão pequena. ” Sei que parece loucura levar uma criança para um intercâmbio, porém, ao meu ver, loucura maior seria abrir mão disso e um dia me sentir frustrada por não ter lutado por isso. É por ela que estou lutando e é por ela que não vou desistir”.

A história das duas teve altos e baixos. “Aprendi a lidar com tudo isso, no começo era muito difícil”, disse ela. A mãe disse que pensou em desistir várias vezes, por conta da rotina exaustiva de mãe e estudante. Jaqueline conta que “precisava pegar dois ônibus pra chegar à aula, era bem difícil ir com mochila, criança, carrinho… já chegava exausta” e ainda completou “Minha atenção nunca foi completa pro professor, as vezes a aula estava no auge e eu precisava sair da sala para trocar a falda”

A mãe conta que ao longo do tempo na universidade os professores e os alunos foram se acostumando com a ideia de compartilhar a sala de aula com uma criança. “Eles foram se tornando meus amigos e me ajudando de verdade, até a cuidar dela”, contou Jaqueline. “Ela foi crescendo pelas salas de aula, corredores e departamentos da UFF. Muitas vezes perdi prova porque ela ficou doente, muitas vezes não entendi a matéria direito porque ela chorava, mas nada disso me fez desistir, porque sei exatamente onde preciso e quero chegar”. A adaptação foi tão boa que hoje Ana acompanha a mãe até nos congressos e palestras.

Quando conseguir o dinheiro para viajar, Jaqueline e Aninha vão para a Universidade de Coruña, para estudar Ciências Políticas. O processo seletivo começou em junho de 2018 e desde então, a mãe vem lutando para conseguir o dinheiro. Conciliando a jornada dupla, Jaqueline conseguiu ser uma das 13, a entrar pela UFF, entre 775 vagas concorrentes pelo brasil todo, para a Bolsa Ibero-Americana Santander 2018. Sendo a única de Volta Redonda. Impressionante, né?

Para ajudar é só doar nesse link: Vakinha

Leia também:

Mãe Solo! O mais novo formato de mãe

Atriz posta desabafo sobre ser mãe solo: “Deixem a gente em paz!”

Estudo comprova que lar com pai ou mãe solo não prejudica a criança

Previous Next

Mais lidas

Notícias

Heloísa Périssé termina casamento após fala sobre frequência na cama que gerou polêmica

Notícias

Princesa Charlotte pode perder o título de princesa após situação com Rei Charles

Notícias

Ciclone extratropical poderá atingir regiões do Brasil nesta semana

Notícias

João Guilherme dá presente inusitado para filhas de Virginia Fonseca

Notícias

Perlla desabafa após marido pedir separação depois de deixar a prisão: "Saindo com a mão vazia"

Notícias

Anitta posta foto com barriga de grávida e pega fãs de surpresa: "Era pra manter segredo"

Notícias

Ex-jogador do Real Madrid descobre que não é pai da filha após tatuar o nome da bebê

Notícias

Filho caçula do cantor Leandro vai a festa de Maria Flor e chama atenção pela semelhança com o pai


Palavras-chave
Bebê Família Educação Mãe