A informação é que pelo menos três crianças foram internadas na última segunda-feira (18) em Boa Vista, Roraima, no Hospital Santo Antônio com suspeita de malária.
De acordo com o Portal Amazônia, a Gerente do Núcleo de Malária, Ducinéia Barros, disse que a doença já está no Estado. Pelo menos uma, das três crianças citadas anteriormente, é de um grupo indígena da Amazônia. Ducinéia ainda passou a informação de que as regiões mais afetadas estão na zona sul do estado, como Rorainópolis, Cajaí, Caracaraí e Cantar.
A malária é transmitida somente pela fêmea do mosquito Anopheles quando é infectada por um protozoário. Apesar de ter cura, pode levar à morte se não for tratada com rapidez. A recomendação agora é evitar qualquer região de floresta no estado de Roraima. E caso você ou seu filho se sintam febris, com calafrios ou dores de cabeça, procure um posto de saúde com urgência.
Segundo o relatório da UNICEF, de 2015, a malária continua entre as principais causas de morte na infância em nível global. A doença leva a vida de mais de 6 mil crianças menores de 5 anos, todos os dias no mundo inteiro. Todo cuidado é pouco!
Leia também:
Pneumonia, diarreia e malária são principais causas da mortalidade infantil
Tire suas dúvidas! Dr Claudio responde 4 perguntas sobre catapora
10 passos para uma alimentação saudável na gravidez