Na edição de 2024 das Olimpíadas e Paraolimpíadas de 2024, as mascotes têm a função de promover os valores e espíritos olímpicos. As Phryges, como foram nomeadas, foram inspiradas no gorro frígio, que marca a liberdade e a revolução no país sede deste ano, França.
A peça é usada desde a Revolução Francesa e associada a Marianne, importante figura da República Francesa. O gorro simboliza a liberdade e a inclusão, mensagem principal dos Jogos de 2024, já que homens e mulheres terão isonomia pela primeira vez, isto é o princípio de que todos são iguais perante a lei, sendo submetidos às mesmas regras.
![Pessoas segurando a bandeira do Brasil](https://paisefilhos.com.br/wp-content/uploads/2024/11/httpswww.paisefilhos.com_.brmediauploads202407abertura-olimpiadas.jpg)
Os mascotes olimpícos ganharam palco após Schuss, uma mascote que representava um esquiador em posição de descida, em vermelho, branco e azul, que foi criada para as Olimpíadas de Inverno em Grenoble, França, no ano de 1968.
Conheça as Phryges, os mascotes das Olimpíadas 2024
Nesta edição, teremos duas mascotes: a Phryge Olímpica e a Phryge Paralímpica. A Phryge Olímpica ficou conhecida pela mente metódica e o charme, que representam a estratégia. A mensagem que a Phryge Olímpica passa é a de que os atletas olímpicos precisam planejar e dar tudo de si para alcançarem os objetivos.
Já a Phryge Paralímpica é uma figura não tanto metódica e sim espontânea e energética. Esta recebeu uma prótese de perna que simboliza a diversidade e a inclusão nos esportes. Representando superação, apoio e motivação para os atletas paralímpicos.
Meet the 2024 Paris Olympics mascot: What the heck is a Phryge? https://t.co/9eUXr5Sk3a pic.twitter.com/OV2ZrTbk4L
— For The Win (@ForTheWin) July 26, 2024
Buscando marcar uma revolução no mundo esportivo, por isso a inspiração nos gorros frígios, as mascotes passam a mensagem de que o esporte, muitas vezes, consegue mudar vidas e merece uma posição ainda maior na sociedade. Além de abraçarem a diversidade e inclusão.