Nessa terça-feira, dia 28 de junho, Mauricio de Sousa esteve em um Webinar com a Pais&Filhos e outros veículos jornalísticos para conversar sobre o livro “Mauricio, a história que não está no gibi” e assuntos diversos. Na conversa, ele revelou a importância da leitura para a formação das crianças, e disse que facilitar essa leitura por meio de histórias que a juventude possa se identificar é essencial.

Andressa Simonini, editora executiva da Pais&Filhos, aproveitou o diálogo para perguntar para o cartunista sobre como abriu espaço para inclusão nas histórias da Turma da Mônica, e fez referência aos personagens diversos que atualmente fazem parte do enredo criado por ele.
Em resposta, Mauricio de Sousa afirmou: “Estava desenhando e criando os personagens, e depois de alguns anos eu detectei que eu não tinha só o Cebolinha baseado no amigo que jogava bola comigo. Eu percebi que eu tinha alguns amigos que tinham alguma deficiência. Eu percebi que eu tinha esquecido disso, aí fui estudar cadeirantes, autistas, para entender como eles vivem e enfrentam os problemas, para que nas histórias a gente não colocasse algum tipo de preconceito”.

Além disso, Mauricio de Sousa finalizou afirmando que sabe a importância que tem na vida dos jovens, e que tenta usar disso como uma referência positiva, que apoia a inclusão e não reproduz qualquer tipo de descriminação. O webinar foi realizado a partir das 15 horas, teve aproximadamente uma hora de duração e contou com média de 50 participantes simultâneos.