Mayra Aguiar conquistou o terceiro bronze da carreira no judô na madrugada da última quinta-feira, 29 de julho, nas Olimpíadas de Tóquio. A judoca também levou medalha nas competições de Londres, em 2012, e no Rio de Janeiro, em 2016. Agora, Mayra é a única atleta brasileira com três medalhas olímpicas em esportes individuais.
A mãe de Mayra, Leila, revelou ao portal G1 que sempre demonstrou apoio para a filha – e do jeito mais fofo possível. Ela sempre deixou “bilhetinhos” de apoio na mochila dela e, agora, teve que adaptar o carinho virtualmente. “Eu colocava bilhetinhos dentro da mochila, da mala dela. E agora eu estou mandando bilhetinho virtual. Como era quando ela era criança e tinha uma luta no outro dia. Era sempre: ‘está tranquilo, tudo bem, vai dormir que amanhã a gente vê como vai ser’. Para deixar mais tranquila”, disse.

O último recado feito por Leila, momentos antes da luta que traria mais um bronze para Mayra, falava sobre a cirurgia que a judoca havia feito no joelho. Foi o sétimo procedimento feito por causa da carreira. Para Leila, essa é uma prova do esforço da filha.
“É uma consequência do que ela treinou e do que vem fazendo durante a vida inteira”, declarou. A irmã de Mayra, Hellen, é fisioterapeuta e está cuidando da saúde da atleta. Mayra, além de medalhista olímpica, também é bi-campeã mundial do esporte.