Família

Melhor cidade para se viver no Brasil tem menos de 5 mil habitantes: Saiba qual é

Reprodução: Vídeo UOL News

Publicado em 08/07/2024, às 15h07 por Ana Luiza Messenberg


Compartilhe:


A cidade de Gavião Peixoto, no interior paulista, ocupou o primeiro lugar no ranking de cidades com maior qualidade de vida no país. O resultado é escolhido a partir de um estudo que chama IPS Brasil, e é realizado com base no  IPS (Índice de Progresso Social), que avalia a qualidade de vida baseado em dados oficiais. Considerada nova, Gavião Peixoto tem menos de 30 anos e é referência por sediar diferentes shows de artistas de renome da música brasileira.

A CIDADE

Gavião Peixoto é a melhor cidade para se viver no Brasil, segundo o Índice de Progresso Social (IPS) - Foto: O Globo - Divulgação/Gavião Peixoto

 

Com apenas 28 anos de idade, Gavião Peixoto fazia parte de Araraquara, que se localiza a 35 km de distância. Se consagrou um  município em 27 de dezembro de 1995. A população é menor que 5.000 habitantes (de acordo com dados do IBGE, 4.702 são residentes fixos),  e é a casa de  diferentes eventos gigantes do mundo da música. Para comemorar o aniversário, a cidade já  recebeu artistas como a dupla Bruno e Marrone, o cantor gospel André Valadão e, no ano passado, o DJ Alok.

Praticamente todas as crianças e adolescentes residentes da cidade frequentam a escola. De acordo com o censo IBGE 2010, 98,7% de pessoas entre 6 a 14 anos estavam matriculados em escolas. Em termos de salários, um trabalhador médio com formação recebe aproximadamente R$6,3 mil. 

A economia se baseia praticamente no cultivo da laranja e cana-de-açúcar. De acordo com a Prefeitura, "a cultura de laranja responde por 53% da economia e a cana-de-açúcar por mais 38%". Nos arredores da cidade está localizada a usina hidrelétrica de Gavião Peixoto, da CPFL Energia.

Gavião Peixoto tem menos de 5 mil habitantes - Reprodução: Prefeitura Municipal de Gavião Peixoto

 

Gavião Peixoto é a casa da segunda sede da fábrica da Embraer, que teve a inauguração em 2001. A fábrica também também carrega uma parte da economia da cidade e a expectativa é que seja entregue seis aeronaves KC-390 Millennium. "Nossa meta é entregar um por mês em 2030",  revelou o responsável pelos programas da Embraer, Walter Pinto Junior, ao jornal Folha de S.Paulo.

E O IPS? 

A pontuação de Gavião Peixoto foi 74,49. O estudo considera três diferentes dimensões: necessidades humanas básicas, fundamentos do bem-estar e oportunidades. Os critérios avaliados são a  água e saneamento, moradia, segurança pessoal, acesso ao conhecimento básico e à informação, e também a inclusão social e acesso à educação superior.

Em segundo, terceiro e quarto lugar do ranking, ficaram respectivamente, as cidades de Brasília, São Carlos, em São Paulo, e Goiânia. A diferença entre os municípios foi menor do que dois pontos.

Mais lidas

Família

Datas de nascimento que estão ligadas ao dom da inteligência

Família

Larissa Manoela fala sobre gravidez de 1º filho com André Luiz Frambach

Família

Ex-Tiazinha, Suzana Alves posta foto com enteado de 19 anos: 'Cara inchada de tanto chorar'

Família

Camila Queiroz e Klebber Toledo falam sobre vinda do 1° filho: "Vai dar tudo certo"

Família

Mãe de Endrick posta reflexão profunda antes do anúncio de casamento do filho

Família

Fenômeno raro 'chuva negra' atingirá região do Brasil após frente fria

Família

Padre Fabrício Rodrigues morre aos 29 anos após acidente com cavalo

Família

Filha mais discreta de Leonardo e agrônoma: conheça a madrinha de José Leonardo


Palavras-chave
são paulo Brasil cidade ranking gavião peixoto