Radiyah Miah, aos 10 anos, está a espera de um transplante de orelha que será histórico no avanço da ciência. Isso porque essa será a primeira vez que um órgão feito com tecnologia de impressoras 3D fará parte desse tipo de procedimento médico na história da Grã-Bretanha!
A menina nasceu com uma má formação na orelha esquerda. Contudo, o procedimento revolucionário promete usar pedaços da própria cartilagem de Radiyah para fazer uma “bioconstrução” da nova orelha da menina. A pesquisa para concluir os estudos já está orçada em £2.5 milhões.

Cientistas explicam que pretendem tirar um pedaço pequeno do nariz de Radiyah para a reconstrução. Assim, uma cirurgia, que deixaria uma grande cicatriz na cabeça de Radiyah, trará impactos menores. Sobre isso, o pai dela, Rana, conversou com a BBC sobre as expectativas da cirurgia na autoconfiança da filha.
“Garota gostam de usar o cabelo preso e usar brincos nas duas orelhas”, relembrou, “Ter duas orelhas que são parecidas fará bem a ela”. Além disso, ele ainda comentou que se sente grato a essa tecnologia, “Por causa da orelha desenvolvida em laboratório, ela não terá cicatriz alguma”.

A pesquisa para o desenvolvimento desse tipo de procedimento está sendo comandada pelo professor Ian Whitaker, na Universidade de Swansea. No futuro, os cientistas pretendem aplicar essa tecnologia em diversas áreas da saúde, até mesmo tratamento de câncer. Incrível!