No condado de Kent, Inglaterra, uma menina de 8 anos viu no rádio amador do pai uma oportunidade de fazer uma ligação de longa distância no dia 2 de agosto. E coloca longa nisso.

Isabella Payne conseguiu entrar em contato com o astronauta americano Kjell Lindgren através do aparelho de seu pai, Matthew Payne. O contato com assuntos envolvendo espaço sempre estiveram na vida da menina. Aos dois anos, por exemplo, ela presenciou seu pai ajudar alguns alunos de uma escola da região a também fazer contato com Tim Peake, outro astronauta que estava à bordo da Estação Espacial Internacional (ISS) em 2016.

Vote na Pais&Filhos para o Troféu Mulher Imprensa!
Andressa Simonini, editora-executiva da Pais&Filhos, está concorrendo ao prêmio da categoria Pertencimento e Inovação da 16ª edição do Troféu Mulher Imprensa! Para votar, é muito simples: CLIQUE AQUI e aperte o botão ao lado da foto da Andressa para que ele fique azul. Em seguida, preencha o campo com seus dados e vá até seu email: será preciso confirmar o seu voto clicando em um link. Depois disso, sucesso! Seu voto já foi contabilizado. Obrigada!

Após ver cada uma das etapas do momento naquele ano, seu interesse por também se comunicar com alguém que estivesse no espaço aumentou ainda mais. À CNN, o pai da garota confirmou que utilizar um rádio amador para fazer esse tipo de ligações acontece bastante, já que muitos astronautas costumam conversar com escolas do país. A menina de 8 anos chegou a dar bastante entrevistas após o ocorrido, também trocando emails com a NASA. Ela conta que futuramente quer se tornar especialista em comunicação para a agência governamental.
I’ve had a lot of fun using the #ARISS amateur radio station #NA1SS on the @Space_Station to talk with ham radio operators all over the world. I’ve even (unofficially) worked stations on all continents! But this may be my favorite contact so far. Thanks Isabella and @m0lmk! https://t.co/Z2pWUbEZZr
— Kjell Lindgren (@astro_kjell) August 2, 2022
Apesar de não ter sido um longo diálogo, dando tempo apenas de Isabella dizer seu nome e idade, o fato da criança ter tentado se comunicar com ele sem ser em um ambiente escolar ou com alguém passando instruções, chamou a atenção do homem que estava a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS): “Me diverti bastante usando a estação de rádio amador #NA1SS na Estação Espacial para falar com operadores de rádios amadores de todo o mundo. Eu até me conectei (não oficialmente) com estações de todos os continentes. Mas esse talvez tenha sido meu contato preferido até agora.” escreveu Kjell.