Uma criança de dois anos precisou ser socorrido e passar por uma cirurgia de emergência depois de ter engolido oito agulhas enquanto brincava. O caso aconteceu há uma semana, no distrito de Campanilla, na província de Mariscal Cáceres, no norte do Peru.
Segundo as informações da imprensa local, a mãe do menino, Narly Olórtegui Pisco, trabalhava em uma fazenda e deixou o filho brincando, quando percebeu que ele havia engolido o material, que era usado como seringa para injetar medicamentos em animais. Narly então correu para o hospital mais próximo, em Tarapoto, para que os médicos pudessem retirar as agulhas.
“Ele as encontrou jogadas e as engoliu sem pensar. Eu trabalho na fazenda como ajudante, pois sou mãe solteira dos meus filhos”, disse a mãe em entrevista ao canal “Noticias Antena 3“.
Foram cerca de duas horas para conseguir tirar todas as oito unidades, que estavam espalhadas pelo estômago e o trato intestinal da criança. Apesar do acidente ser grave, o menino conseguiu ser socorrido à tempo e não corre mais perigo – embora esteja internado para observação.
Com ajuda de um exame de imagem, a equipe médica conseguiu localizar as agulhas, o que facilitou sua remoção. O cirurgião pediátrico Efraín Salazar Tito deu detalhes de onde estavam os objetos e como a criança escapou por pouco de problemas mais sérios: “Encontramos duas no peritônio do lado direito, três no lado esquerdo, um na parede abdominal e dois estavam mais abaixo, entre a bexiga e o reto”.