Nesta quinta-feira, 1 de outubro, meteoro ‘superluminoso’ caiu, em plena madrugada, no Rio Grande do Sul. Por volta da 1 hora da manhã foi registrada a queda da rocha espacial, segundo a CNN, na região de Caxias do Sul e Serra Gaúcha.
Chamado de superbólido, ele é extremamente luminoso, chegando a brilhar mais do que a lua cheia. Como relatado pelo Brazilian Meteor Observation Network (Bramon), a luz foi tão intensa que a noite ‘virou’ dia no Sul do país durante um curto período de tempo e os postes até pararam de funcionar, segundo os moradores da região.
O professor da Faculdade de Taquara e doutor em engenharia, Carlos Fernando Jung, contou que dos mais de 11 mil meteoros já registrados em 2020 pelo observatório, esse foi o maior observado. “Estamos calculando e analisando para estimar o tamanho. Possivelmente tem mais de um metro de diâmetro”, estimou.
Marcelo Zukta, diretor técnico da Bramon também comentou sobre o que aconteceu. “Quando chega no chão, já está bem menor e com velocidade bem reduzida. Durante a passagem atmosférica ele se fragmenta bastante”, explicou sobre a diminuição da pedra ao passar pela atmosfera terrestre.
Dependendo do tamanho do meteoro, ao entrar em contato com o solo da Terra, pode ser perigoso, segundo Jung, chegando a causar até tremores no chão.