A personagem foi criada em 1963 pelo cartunista Maurício de Sousa, de 87 anos. Nos quadrinhos Mônica é sempre retratada como uma criança valente e forte que sempre fica brava com os amigos Cascão, Cebolinha e Magali. Mas como o tempo foi passando, ela foi mudando, hoje em dia ela não aparece batendo em nenhum de seus amigos da escola.
“No início do meu processo de criação ela era um pouquinho mais violenta. Eu até me arrependo de alguma coisa que eu fiz no começo. Há muitos anos ela não aparece nos gibis batendo em alguém”, contou Maurício de Sousa em entrevista ao Fantástico.
Além disso, ele também contou no programa como foi o processo de criação da personagem. “Eu trabalhava em casa. Então, eu estava olhando a Magali comendo uma melancia inteirinha de verdade, né? A Mariângela, muito gentil com as irmãzinhas, e a Mônica carregando um coelho que eu tinha comprado na feira de Mogi das Cruzes (SP). Ela pequenininha tentava levantar o coelho”, disse o cartunista.
Homenagem
Em homenagem, a animação Mônica Toy, que reuni Mônica e Mauricio, em suas versões toy, para conversarem sobre a personagem que inspirou gerações desde sua estreia, em 1963, foi publicada no Instagram da Turma da Mônica. Em Conversa de Pai para Filha, é a primeira vez que um vídeo de Mônica Toy é dublado – e com as vozes dos dois. O episódio especial ficará disponível no canal da Turma da Mônica no YouTube.
Confira:
Mônica
Do fundo do baú! Monica Sousa, filha de Maurício de Sousa, compartilhou uma foto de emocionar cada fã de “A Turma da Mônica”.
Neste sábado, dia 4 de março, Monica Sousa surpreendeu os fãs ao compartilhar uma foto de quando era criança. Atualmente, a segunda filha de Maurício de Sousa é diretora executiva da Maurício de Sousa Produções, também conhecida como MSP.
A foto em preto e branco e a feição de criança da executiva nascida nos anos 60 carregam um grande legado: serviram de inspiração para criar uma da maiores personagens brasileiras. Na legenda da foto, Monica falou sobre a história por trás do registro: “Amo essa foto que mostra como estava meu cabelo quando meu pai criou o personagem Monica. Minha irmã mais velha quem cortou. A Mariangela, meu eterno Cebolinha”.
Nos comentários, seguidores comentaram sobre a história contada por trás da personagem tão amada pelos brasileiros: “Que fofa! Eu lembro de uma historinha que mostra o Maurício observando as filhas e tem justamente essa cena, a Mônica reclamando que a irmã cortou o cabelo dela e fez caminho de rato”. Gloria Vanique, jornalista, escreveu: “Que foto incrível e como o Maurício conseguiu captar esse momento com tamanha perfeição! Um super beijo”.