Nesta quarta-feira, dia 2 de fevereiro, a atriz italiana Monica Vitti faleceu aos 90 anos, como informou o Ministro da Cultura da Itália, Dario Franceschini. De acordo com a imprensa nacional, a artista sofria de Mal de Alzheimer há cerca de duas décadas.
“Adeus Monica Vitti, adeus à rainha do cinema italiano. Hoje é um dia verdadeiramente triste, morre uma grande artista e uma grande italiana”, escreveu ele em um comunicado publicado através das redes sociais.

Monica Vitti nasceu em 1931, na cidade de Roma. Ela iniciou a carreira artística ainda na adolescência, enquanto atuava em produções amadoras. No ano de 1953, ela se formou na Academia Nacional de Artes Dramáticas de Roma e começou a trilhar seu sucesso.
O talento da atriz foi descoberto pelo cineasta Michelangelo Antonioni, um dos mais importantes da indústria cinematográfica italiana, que a considerava como a sua “musa”. A Aventura” (1960), “A Noite” (1961), “O Eclipse” (1962) e “O Deserto Vermelho” (1964), foram quatro filmes estrelados por Monica Vitti que colocaram Antonioni entre os mestres da sétima arte mundial.