Família

Mpox: Como se pega e de que jeito ocorre a transmissão da doença

Foto: iStock

Publicado em 21/08/2024, às 13h44 por Ana Luiza Messenberg


Compartilhe:


Na última quarta-feira, 14 de agosto, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou mais uma vez a mpox como uma emergência sanitária internacional após o crescente surto da doença na África. Esta decisão renovou a atenção global para a enfermidade, suas formas de transmissão e manifestações sintomáticas.

O que é a Mpox?

Mpox é uma infecção viral que pode afetar tanto humanos quanto animais, anteriormente conhecida como varíola do macaco. Ela é causada por um vírus pertencente à família dos ortopoxvírus e se transmite através do contato próximo com lesões de pessoas infectadas, superfícies contaminadas, fluidos corporais ou gotículas respiratórias.

Mpox - Reprodução / Cynthia S. Goldsmith, Russell Regner / CDC via AP

 

Casos de Mpox no Brasil

De acordo com o Ministério da Saúde, desde o início de 2024 foram notificados 709 casos de mpox no Brasil, sem registro de mortes. O último óbito ocorreu em abril de 2023. O estado de São Paulo concentra 315 desses casos confirmados entre janeiro e julho.

Sinais e Sintomas da Mpox

Os sintomas da mpox podem variar, indo de manifestações leves a graves que necessitam de cuidados médicos intensivos. Os sintomas comuns incluem uma erupção cutânea que pode durar de duas a quatro semanas, febre, dor de cabeça, dores musculares, dor nas costas, fadiga e linfonodos inchados. A erupção cutânea assemelha-se a bolhas ou feridas e pode afetar várias partes do corpo, incluindo rosto, mãos, pés e áreas genitais.

Em casos graves, a doença pode causar complicações sérias e até levar à morte. Recém-nascidos, crianças, grávidas e pessoas com deficiências imunológicas estão em maior risco.

OMS declara estado de emerência de saúde pública em relação à mpox (Foto: Shutterstock)

 

Como ocorre a Transmissão da Mpox?

A transmissão do mpox ocorre principalmente através do contato próximo com uma pessoa infectada. Isso inclui contato pele a pele, beijos e relações sexuais. Durante o surto global iniciado em 2022, o vírus se espalhou majoritariamente por meio do contato sexual.

Pessoas infectadas permanecem contagiosas até que todas as lesões se cicatrizem completamente. Além disso, o vírus pode persistir em roupas, roupas de cama e superfícies contaminadas. A desinfecção regular desses itens é essencial para prevenir novas infecções.

A transmissão também pode ocorrer durante a gravidez ou através do contato próximo após o nascimento entre um pai infectado e o bebê.

Mpox é transmitida por meio do contato físico - Foto: iStock

 

A situação requer vigilância constante e medidas rigorosas de higiene para evitar a disseminação do vírus. A OMS continua monitorando o surto e emitindo orientações para conter a propagação global da doença.

Mais lidas

Família

Nova frente fria e ventos fortes tomam de conta de metade do Brasil

Família

Lore Improta desabafa sobre salário recebido como dançarina do Faustão: "Não era suficiente"

Família

João Lucas Figueiredo fala sobre 1ª gravidez de Sasha Meneghel: "Momento certo"

Família

Namorado da Xuxa descobre que tem filho de quase 40 anos após teste de DNA 

Bebês

Juliana Alves desabafa sobre processo de desmame da filha: “Vamos conseguir e ficaremos bem”

Família

Mãe de Endrick posta reflexão profunda antes do anúncio de casamento do filho

Família

Camila Queiroz e Klebber Toledo falam sobre vinda do 1° filho: "Vai dar tudo certo"

Família

Piqué comenta pela primeira vez sobre indiretas em músicas de Shakira


Palavras-chave
Mpox mpox casos monleypox