Um orangotango macho da espécie Sumatra assumiu a função de mãe no zoológico de Denver, em Colorado, nos Estados Unidos. Tudo aconteceu depois que Nias, a matriarca da família de orangotangos, faleceu, aos 32 anos. Ela teve uma parada cardíaca súbita por causa de uma doença degenerativa não detectada.

Ao longo da vida, Nias teve duas filhas: Hesty, que está com 10 anos, e Cerah, de 2. Para a surpresa de todos no zoo, Berani, o pai, e companheiro dela, assumiu a função de mãe e começou a cuidar da filha mais nova. Essa situação é muito rara e realmente impressionou a todos no local.
“Na natureza, os machos orangotangos não são envolvidos com a sua prole. Ver Berani assumir o papel de “senhor mãe” é uma situação extremamente rara. E Cerah não poderia ter pedido um pai melhor”, afirmou a direção do zoológico, em entrevista ao portal Inspire More.
“Berani é tão atencioso e protetor com ela (Cerah), ele vê todas as necessidades dela. Ele a carrega, a conforta e até a aconchega no peito quando ela vai dormir. Berani parece até tolerar Cerah mordiscando seu queixo!”, acrescentou. Os funcionários falaram que Hesty também está assumindo sua parte como “irmãzona” de Cerah e brinca com ela ao longo do dia. “Os três estão juntos e avançando”, contou um deles.