Família

Muito emocionante! Mãe conversa com bebê após o parto e ela entende

Getty Images

Publicado em 22/10/2022, às 08h11 - Atualizado às 08h45 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


O momento que gerou muita emoção entre internautas do TikTok foi feito por Bruna Costa. A mulher apareceu mostrando o primeiro contato entre ela e a filha ainda na sala de parto.

O registro mostra a mãe da recém-nascida tendo a primeira conversa com a filha após o nascimento: “Você ama a mamãe? Conta para a mamãe, você ama eu?”, pergunta Bruna para a filha que demonstra muita calma enquanto ouve a mãe falar.

A bebê que no momento do vídeo aparece abraçada no pescoço da mãe fica calma durante toda a ‘conversa’ entre as duas, em certo momento do vídeo Bruna pergunta: “Você ama a mamãe?”, e nessa hora a bebê responde a mãe por meio de expressões e barulhos. Os pais da recém-nascida assim como os usuários da rede social se emocionaram muito com o episódio.


Nos comentários os internautas se emocionaram com a situação registrada: “Sinal de que elas conversaram muito na gestação”, disse uma usuária da rede social, “É um amor inexplicável, só sabemos quando sentimos”, contou outra internauta

A importância do vínculo de amor no começo da vida das crianças

Vocês ainda não se conhecem, mas a conexão com seu filho surge quando ele ainda está no útero. O bebê se movimenta ao sentir seu leve toque na barriga, o coração dispara ao ouvir sua voz e o laço se fortalece cada vez mais à medida que os estímulos são transmitidos.

Antes mesmo do nascimento do bebê, são muitas as oportunidades que você tem para ajudar seu filho se desenvolver da melhor forma como um ser humano feliz e socialmente realizado, através de ações e gestos que fortalecem o vínculo de amor e afeto. Existem diversas formas de ajudar o bebê a ser mais feliz, confiante, seguro e independente para estabelecer uma boa relação com a família e o mundo como um todo.

Vínculo na gestação (Foto: Getty Images)

A importância dos primeiros mil dias

Desde o momento da concepção até o aniversário de dois anos do seu filho, terão se passado mil dias. E acredite: essa fase faz toda diferença. Diversas pesquisas comprovam que crianças com apoio emocional durante esse período desenvolvem melhor e mais rapidamente a capacidade de aprendizagem, memória e autocontrole.

E toda essa construção começa na relação entre mãe e bebê, que se estabelece ainda na gestação. É comprovado cientificamente que, a partir da 18ª semana de gravidez, o bebê já é capaz de reagir ao toque das mãos da mãe. O toque não é apenas físico, mas também transmitido por meio da respiração, pensamentos e fala da gestante. Por isso, a importância de a mãe ficar atenta à sua respiração, ao ritmo de andar, sentar e falar. O fato de estar relaxada contribui para o vínculo e bem-estar do bebê.

O toque, por meio da automassagem, também é capaz de fortalecer o vínculo entre mãe e bebê e ainda traz benefícios para o desenvolvimento da criança. Além de colaborar para a autoestima e relaxamento da mãe, a automassagem ajuda a superar ou minimizar as ansiedades da gravidez, o que pode colaborar para um parto mais tranquilo. Estudos indicam que bebês que recebem carinho da mãe desde a barriga nascem se sentindo mais seguros, amados, sabem se relacionar melhor com o mundo e são capazes de lidar com as pressões da vida. E essas capacidades não influenciam somente a infância, mas refletem também na adolescência, fase adulta e podem contribuir para a formação de uma sociedade mais equilibrada e feliz.

Ao longo da gestação, esse vínculo se fortalece ainda mais e dura para toda vida. Por volta do quinto mês, os movimentos do bebê começam a ser sentidos pela mãe. E essa percepção permite reações, como brincar, passar a mão na barriga, cantar – a força dessa relação e afeto inicial influenciará a qualidade de todos os laços futuros do indivíduo com os outros.

Cuidado do começo ao fim

Após o nascimento, é também por meio do toque dos pais que o bebê se sente amado, seguro e tranquilo. Além disso, o toque auxilia no desenvolvimento físico, intelectual e psicológico do bebê. Estudos revelam que o toque através da massagem no bebê traz benefícios físicos fundamentais para o desenvolvimento saudável do seu filho, aumenta a velocidade da circulação sanguínea e linfática, o que contribui para a eficiência do sistema imunológico da criança, favorece o funcionamento do intestino, previne cólica, contribui para um sono mais tranquilo, estimula a parte neurológica e estimula a consciência corporal do bebê – que passa a ter maior domínio sobre seu próprio corpo – e da presença da mãe.

Essa troca de carinho estreita os laços afetivos, ampliando a comunicação entre pais e bebê, aumenta a aproximação e a intimidade entre eles. O ato de a mãe aplicar massagem em seu filho é um momento de conexão, uma troca de afeto, amor e segurança. Ao aplicar a massagem, você também recebe (e percebe) o amor transmitido pelo filho. É por meio do toque e das sensações que ele provoca que tornamos o bebê uma pessoa única. Não é à toa que eles costumam preferir o colo da mãe ou do pai ao de outra pessoa.

Um contrato feito entre família para toda vida (Foto: Getty Images)

Leia também:

Hora do banho: aproveite este momento para fortalecer o vínculo de amor entre você e seu filho

A importância de um ritual do sono para o bebê

Mais lidas

Família

Datas de nascimento que estão ligadas ao dom da inteligência

Família

Larissa Manoela fala sobre gravidez de 1º filho com André Luiz Frambach

Família

Ex-Tiazinha, Suzana Alves posta foto com enteado de 19 anos: 'Cara inchada de tanto chorar'

Família

Camila Queiroz e Klebber Toledo falam sobre vinda do 1° filho: "Vai dar tudo certo"

Família

Mãe de Endrick posta reflexão profunda antes do anúncio de casamento do filho

Família

Fenômeno raro 'chuva negra' atingirá região do Brasil após frente fria

Família

Padre Fabrício Rodrigues morre aos 29 anos após acidente com cavalo

Família

Filha mais discreta de Leonardo e agrônoma: conheça a madrinha de José Leonardo


Palavras-chave
Bebê Família pfnoinsta Atividades e Brincadeiras Gravidez Maternidade Gestação Mãe