Família

Música de Mozart pode aliviar a dor de recém-nascidos, aponta estudo

Reprodução/ Freepik

Publicado em 03/09/2023, às 14h54 - Atualizado em 26/09/2023, às 15h06 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


Tocar Mozart para seu filho pode ajudá-lo a relaxar – e quem diz isso é a ciência! Recentemente a revista científica ‘Nature’ publicou um estudo que conclui que a música relaxante de Wolfgang Amadeus Mozart pode, sim, aliviar a dor em recém-nascidos enquanto estiverem sendo submetidos a procedimentos médicos, como o Teste do Pezinho.

A pesquisa pioneira foi conduzido pela equipe da Universidade Thomas Jefferson, da Filadélfia, com colaboração de médicos, e envolveu 100 recém-nascidos de um hospital comunitário do Bronx, em Nova York. Os bebês tinham nascido de 37 semanas de gestação ou mais e cerca de dois dias de vida.

Para fazer a experiência, um profissional de saúde coletava sangue no calcanhar, como acontece no Teste do Pezinho. Enquanto isso, um grupo de bebês escutava uma música instrumental de Mozart, suave, por vinte minutos, enquanto o outro fazia tudo em silêncio.

O estudo também não permitiu que pais segurassem seus filhos no colo durante o teste, e os níveis de dor dos bebês estavam sendo monitorados por meio de indicadores de expressões faciais, choro, respiração, movimentos dos membros e estado de alerta. Além disso, quem monitorava os recém-nascidos estava usando fones de ouvido com cancelamento de ruído, justamente para não saber qual grupo estava sendo submetido à música.

Resultado do estudo

A pesquisa concluiu que houve uma redução “estatisticamente e clinicamente significativa” na Escala de Dor Neonatal Infantil (NIPS) nos recém-nascidos que ouviram Mozart, tanto antes, durante e após a punção no calcanhar. Essa é uma descoberta bastante interessante e pode abrir caminho para uma alternativa aos analgésicos em bebês, já que eles geralmente não podem receber medicação para dor.

Os bebês ouviram uma canção de embalar instrumental de Mozart durante 20 minutos antes e durante o teste do pezinho (Foto: Reprodução/ Freepik)

A descoberta também abre caminho para novas pesquisas que podem investigar o impacto da música no alívio da dor em recém-nascidos, a partir de outros gêneros musicais. Para os pesquisadores que participaram do estudo, a música causa esse efeito por ser uma distração. Há também a hipótese de que o ritmo, a harmonia ou a melodia da música de Mozart também tenha efeito calmante no cérebro dos recém-nascidos.

Mais lidas

Família

Poliana Rocha dá detalhes do nascimento de terceiro filho de Virginia: "Emoção"

Família

Ex-modelo húngara fala sobre resultado de teste de DNA com Neymar

Família

Virginia fala sobre data do nascimento do seu terceiro filho, José Leonardo: "Mais que especial"

Família

Roberto Justus fala sobre suposto gasto milionário em prato dos 15 anos de Rafa: "Absurdo"

Família

Ticiane Pinheiro fala sobre decisão difícil para o casamento e família: "Coração fica acelerado"

Família

Família adota criança de 12 anos e recebe surpresa de banco: “Não existia, mas criaram um jeito”

Família

Frente fria chega a São Paulo nesta semana e afeta algumas regiões do estado

Família

Antes e depois de mãe da 3ª filha de Neymar surpreende: "Mudou o DNA"


Palavras-chave
pfnoinsta bebês Música teste do pezinho recém-nascidos bebês prematuros bebês saudáveis efeito calmante estudo em bebês estudo em recem-nascidos mozart musica analgésica teste em bebês