O apresentador Fausto Silva, de 73 anos, mais conhecido como Faustão e que é uma das figuras mais caricatas da televisão brasileira por seu programa Domingão do Faustão, que foi transmitido todas as semanas pela TV Globo durante 32 anos, passou por uma cirurgia delicada no dia 27 de agosto.
Sete dias após o comunicado de que Faustão estava na lista de transplantes de órgãos, pois precisava de um novo coração, chegou a vez do apresentador e ele realizou a cirurgia. Feita no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, a operação teve a duração de aproximadamente 3 horas.
![Faustão, Fausto Silva, como está Faustão, cirurgia Faustão, o que Faustão tem, transplante de coração Faustão, Faustão furou fila, como Faustão conseguiu transplante tão rápido](https://paisefilhos.com.br/wp-content/uploads/2024/11/httpswww.paisefilhos.com_.brmediauploadslegacy6002f4c26429f70e299db784176e2cb0cd7bbace45-4.jpg)
Após a pessoa que estava na frente do apresentador na lista recusar o órgão, Faustão pode receber o transplante. Situações como essa podem acontecer por incompatibilidades entre o doador e o receptor. Quatro dias após a cirurgia, na manhã da quinta-feira, 31 de agosto, o apresentador deu a sua primeira entrevista para o Splash.
“Pode perguntar o que quiser. Estou me sentindo ótimo. Por mim, eu saía daqui amanhã, estou abismado com a minha recuperação”, declarou Faustão em ligação. “Não tenho nada para reclamar. Sinto apenas uma leve dor nas costas, é um detalhe perto de tudo o que aconteceu”, continuou.
![Faustão, Fausto Silva, transplante Faustão, operação Faustão, cirurgia Faustão, transplante coração Faustão, o que aconteceu com Faustão, por que Faustão passou na frente da fila do transplante de coração](https://paisefilhos.com.br/wp-content/uploads/2024/11/httpswww.paisefilhos.com_.brmediauploadslegacy22669addca39cc85161e67256b4c70f55813d7ba67-7.jpg)
O apresentador ainda disse: “Sinto como se o meu coração batesse ainda mais forte, é uma sensação única. Tiveram que tirar um monte de entulho de dentro de mim, e colocaram um coração novo, de um garotão de 35 anos. É algo que me faz sentir muito vivo”.
Faustão também contou qual foi o seu primeiro pensamento quando acordou do transplante: “O meu primeiro pensamento foi: eu preciso motivar a doação de órgãos. O Brasil tem que ser o primeiro lugar do mundo. Tem que existir mais projetos. Precisamos fazer alguma coisa para melhorar isso, e pensarmos nos próximos. Precisamos usar a fé na doação. Se eu não tivesse fé, não estaria vivo”.
![Faustão, Fausto Silva, transplante Faustão, operação Faustão, cirurgia Faustão, transplante coração Faustão, o que aconteceu com Faustão, por que Faustão passou na frente da fila do transplante de coração](https://paisefilhos.com.br/wp-content/uploads/2024/11/httpswww.paisefilhos.com_.brmediauploadslegacyf6bfd60bf665c4cdabdb38de67e8ddbe7fa553f090-7.jpg)
“Ontem parecia que eu estava num dia normal na minha vida. Sentei, andei, conversei. É um absurdo poder fazer tudo isso. Só tenho a agradecer aos meus médicos e ao SUS. Tudo isso também é graças ao SUS. Não é porque eu tenho dinheiro que estou bem. Tudo isso que eu fiz também é feito no SUS, e isso precisa ser valorizado”, defendeu Faustão.
O apresentador também falou que é importante que todos se informem sobre o sistema de saúde público e transplantes de órgãos, e que se dedicará a isso. Faustão ainda finalizou a ligação convidando o jornalista para ir à sua casa comer pizza.