
Desde que a Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou que o mundo está passando por uma pandemia por conta da covid-19, diversos países começaram a adotar as recomendações para se prevenir do contágio. Uma das principais medidas é manter a boa higiene, uma vez que o vírus vive nas superfícies como metal e plástico. Por isso, o álcool gel se tornou um grande aliado da população. O problema é que desde que os casos confirmados do vírus no Brasil começaram a crescer rapidamente diversas famílias o produto praticamente esgotou de todas as prateleiras de farmácias e mercados.
Aqueles que não conseguiram comprar, foram atrás de outras alternativas. Uma delas são receitas caseiras de álcool gel, que têm rodado as redes sociais. Então nossa equipe decidiu tirar essas dúvidas, para que você e sua família não corram riscos usando fórmulas desconhecidas! Conversamos com o infectologista Matheus Todt, da S.O.S Vida, sobre a imagem abaixo que tem circulado em conversas no WhatsApp.

“Infelizmente, trata-se de mais uma fake news. Receitas de fórmulas contendo vinagre, receitas de álcool-gel caseiros, bem como outras receitas caseiras que prometem eliminar o vírus, não tem eficácia comprovada e, portanto, não devem ser utilizadas! As únicas formas comprovadas de eliminar o vírus é a lavagem das mãos com água e sabão (por pelo menos 20s) e utilização de formulações que contenham Álcool a 70% (ou superior)”, explicou o médico.
Esses produtos são comercializados, então não tente desenvolver seu próprio álcool gel. Use água e sabão na falta do item em casa. Outra dica também é verificar a origem dos materiais utilizados no produto e checar se a empresa é autorizada pela Anvisa.