Em imagens registradas no dia 26 de julho e divulgadas em 23 de agosto pela Nasa, o telescópio espacial James Webb revelou detalhes do maior planeta do sistema solar, Júpiter. Capturadas por três filtros infravermelhos diferentes, elas eram originalmente em preto e branco, e foram processadas e coloridas, para aumentar o contraste visual e destacar características específicas. Coisas impressionantes como Auroras de arco-íris, tempestades gigantes e galáxias distantes estão sendo exibidas nelas.
“Nós realmente não esperávamos que as fotos fossem tão boas, para ser honesto”, disse o astrônomo planetário Imke de Pater, professor emérita da Universidade da Califórnia, Berkeley, em um comunicado à imprensa.

De Pater e Thierry Fouchet, professor do Observatório de Paris, conduziram as observações de Júpiter usando o telescópio – que é resultado de um esforço internacional da Nasa, da Agência Espacial Europeia e da Agência Espacial Canadense. Nas imagens é possível ver os anéis do planeta, duas das menores de suas mais de 70 luas, e auroras brilhantes nos polos norte e sul. Também é possível ver galáxias brilhantes ao fundo, e a famosa Grande Mancha Vermelha de Júpiter aparece em branco nesses retratos por estar refletindo a luz do sol. Os vários ovais pálidos são sistemas de tempestade menores. Os vórtices e faixas coloridas também se destacam.

Também é possível ver galáxias brilhantes ao fundo, e a famosa Grande Mancha Vermelha de Júpiter aparece em branco nesses retratos por estar refletindo a luz do sol. Os vários ovais pálidos são sistemas de tempestade menores. Os vórtices e faixas coloridas também se destacam. Mas Júpiter não é o único assunto do telescópio espacial. Ele também está usando luz infravermelha para revelar aspectos invisíveis do universo.

James Webb
O desenvolvimento do principal observatório espacial do mundo começou em 2004, porém só foi lançado no final de 2021. James Webb é capaz de espiar mais longe no espaço do que qualquer outro telescópio já fez, isso porque possui um enorme espelho principal e instrumentos de foco infravermelho, permitindo que sua visão atravesse gás e poeira cósmicos. O telescópio observará todas as fases da história cósmica, incluindo a formação das galáxias, estrelas, planetas e até mesmo os primeiros brilhos do big bang. Ele também está descobrindo e observando sistemas exoplanetários- compostos por um planeta fora do nosso Sistema Solar.
Vote na Pais&Filhos para o Troféu Mulher Imprensa!
Andressa Simonini, editora-executiva da Pais&Filhos, está concorrendo ao prêmio da categoria Pertencimento e Inovação da 16ª edição do Troféu Mulher Imprensa! Para votar, é muito simples: CLIQUE AQUI e aperte o botão ao lado da foto da Andressa para que ele fique azul. Em seguida, preencha o campo com seus dados e vá até seu email: será preciso confirmar o seu voto clicando em um link. Depois disso, sucesso! Seu voto já foi contabilizado. Obrigada!
