Alô, cozinheiros de plantão! A Nasa e a Agência Espacial Canadense (CSA) estão oferecendo R$5,4 milhões para quem inventar o melhor alimento inovador para ser consumido no espaço. O projeto recebeu o nome de “Deep Space Food Challenge” (Desafio da Comida no Espaço Profundo).
O prêmio será para quem conseguir desenvolver tecnologias, ou sistemas inovadores de produção de alimentos, com qualidade e com o menos resíduo. Eles serão incluídos em missões espaciais longas, que durarão até anos.
“Empurrar os limites da tecnologia de alimentos manterá os futuros exploradores saudáveis e poderá até ajudar a alimentar as pessoas aqui em casa”, afirmou Jim Reuter, administrador associado da Diretoria de Missões de Tecnologia Espacial da Nasa.

Com o tempo, os alimentos acabem perdendo os nutrientes, não podendo atender as necessidades físicas de saúde dos astronautas que participarão desta jornada.
A Nasa está recebendo inscrições até o dia 28 de fevereiro, no entanto algumas equipes já passaram para a fase 2 dos testes. “Novas equipes são bem-vindas e altamente incentivadas a participar após fornecer as informações de inscrição necessárias, com vencimento até 28 de fevereiro. Os participantes interessados dos Estados Unidos podem concorrer a parte do uma bolsa de prêmios de até US $1 milhão (aproximadamente R$5,4 milhões) da NASA”, afirmou o site da agência, em nota.