Família

Negócio em família: o que acontece quando parentes viram sócios?

reprodução/Getty Images

Publicado em 20/05/2019, às 09h02 por Yulia Serra


Compartilhe:


Para ter sucesso em um empreendimento familiar, é preciso que todos estejam dispostos a cooperar (Foto: reprodução/Getty Images)

Quando as pessoas de uma mesma família criam um negócio em conjunto, deixam de ser apenas parentes. Essa alteração afeta a relação entre todos os envolvidos e é sobre isso que falaremos agora.

“A mudança não é fácil, requer forte treinamento individual e da equipe, para funcionar como ‘time’”, explica a psicóloga Regina Giacomelli Politi. Esse processo é importante para que os membros não confundam seus papeis no ambiente familiar e na empresa.

Além disso, é necessário estabelecer limites para que os conflitos de cada ambiente não sejam levados para o outro, assim como um certo equilíbrio psicológico para que não sejamos “engolidos” pelas nossas emoções.

O ser humano não é uma ciência exata, e a autora do livro Empresas Familiares e Famílias Empresárias: Governança e Planejamento Jurídico e Sucessório faz questão de enfatizar.

Por esse motivo, ela diz ser impossível estabelecer um único jeito certo de começar um negócio em família. Apenas vocês poderão identificar no decorrer do tempo e se ajustar da melhor forma.

Regina garante: “É um processo de crescimento, evolução pessoal e profissional” e continua: “Assim, nem todos estão dispostos a se submeter e investir”. E como qualquer sistema, se um integrante não “funciona”, todos os demais são afetados.

Nem todo desequilíbrio é uma ameaça para psicoterapeuta, mas parte do processo de mudança. “Quando a empresa está indo bem, a tendência é que todos se acomodem e isso é um verdadeiro perigo”, justifica.

Por isso, entenda essas crises como uma chance de se atualizar e buscar sempre mais. Introduzir novos modelos ajudará você a manter o sucesso do negócio. E uma Empresa Familiar que atravessa gerações e se perpetua por décadas, na visão de Regina, torna-se uma “Família Empresária”.

Não é fácil atingir esse nível, porque exige que todos estejam dispostos e empenhados, que saibam separar os papeis, os limites e a autonomia de cada um nesse universo.

Ao não confundir as esferas, a dinâmica relacional fica embasada no respeito, afeto e produtividade. E, para a psicóloga, isso gera muitos benefícios para todos os familiares: “As pessoas já se conhecem há anos, sabem administrar as divergências, sabem lidar entre si e respeitam os pontos fortes e fracos individuais”.

Essa união e propósito, segundo Regina, permite eternizar um Negócio de Família.

Leia também:

Mãe se reinventa com a chegada do filho e passa a dar aulas de Yoga para crianças e adultos

Sonho de mãe vira negócio: “O foco é comida divertida e saudável”

Brascol lança coleção primavera/verão e garante muito estilo para as crianças

Mais lidas

Notícias

Foto mostra que Nicolas Prattes 'escondeu' barriguinha de Sabrina Sato antes da notícia de gravidez

Notícias 📣

Edu Guedes fala sobre primeiro filho com Ana Hickmann: "Deus vai escrevendo as coisas"

Família

Emocionante! Pais viajam mais de 10 mil quilômetros para adotar filha e ela mostra todo o processo

Família

Filha de Ana Maria Braga tem vida simples no interior de São Paulo longe da fama: veja foto inédita

Imperdível

Ofertas do dia: até 51% de desconto no smartphone POCO X6 Pro

Notícias

Jade Magalhães impõe condição para morar com Luan Santana após gravidez

Família

Larissa Manoela fala sobre gravidez de 1º filho com André Luiz Frambach

Família

Ana Paula Arósio não fala com a mãe que vive em asilo há anos e perdeu enterro do pai


Palavras-chave
Brascol Nascer de Novo