A Secretaria de Meio Ambiente de Mangaratiba (RJ) aplicou uma multa ao jogador Neymar Jr. por crime ambiental cometido dentro de sua propriedade. O valor da multa não foi divulgado oficialmente, mas estima-se que seja em torno de R$ 5 milhões. O jogador foi penalizado por ignorar a interdição imposta e entrar em um lago artificial construído com desvio do curso de um rio.
Após ter sido multado anteriormente, na última quinta-feira, 22 de junho, pelos mesmos crimes ambientais, Neymar desobedeceu a ordem de interdição do local durante uma nova fiscalização realizada no sábado, 24 de junho. Durante a visita dos fiscais, constatou-se que o jogador promoveu uma festa com amigos e familiares e chegou a entrar no lago artificial, que estava embargado pela Secretaria de Meio Ambiente e pela Polícia Civil.
No dia do Chá Revelação de seu filho com Bruna Biancardi, que ocorre hoje, 24 de junho, o jogador foi novamente multado pela Secretaria de Meio Ambiente de Mangaratiba. Os agentes constataram que a ordem de interdição do lago artificial construído na propriedade foi descumprida por Neymar, que tomou banho no local e compartilhou fotos nas redes sociais. Essas ações foram consideradas desrespeito ao embargo e resultaram em novas infrações ambientais e uma nova punição ao atleta, cujo valor não foi divulgado.

As imagens publicadas por Neymar e seus convidados nas redes sociais revelaram que a interdição colocada pela Secretaria de Meio Ambiente e pela Polícia Civil serviu como plano de fundo para fotografias durante a festa de inauguração do lago. Entre os presentes na inauguração de seu ‘lago proibido’ estavam parceiros da obra e integrantes do reality show Genesis Experience, responsáveis pela construção considerada irregular, amigos e familiares.
As irregularidades cometidas por Neymar em sua propriedade foram denunciadas com base em publicações nas redes sociais, que mostravam a realização de uma grande obra em um curto período de tempo, sem a devida autorização ambiental. As infrações constatadas incluem o desvio do curso de água, captação de água do rio sem autorização, captação de água para o lago artificial, terraplanagem, escavação, movimentação de pedras e rochas sem autorização, além da aplicação de areia de praia sem permissão ambiental.

A Secretaria de Meio Ambiente de Mangaratiba está avaliando as irregularidades constatadas e em breve emitirá um parecer detalhado sobre o caso. Estima-se que a multa a ser aplicada, levando em consideração os danos ambientais causados, não seja inferior a R$ 5 milhões.
Neymar Jr. e sua equipe ainda não se pronunciaram oficialmente sobre as multas e as acusações de crime ambiental. Resta aguardar para ver como o jogador irá responder a essas infrações e quais medidas serão tomadas para a regularização da situação em sua propriedade.

Inscreva-se já no 15º Seminário Internacional Pais&Filhos
O evento já tem data para acontecer: 28 de junho te esperamos presencial na Unibes Cultural, em São Paulo. Vai rolar palestras, mesa-redonda, bate-papos, sorteios, ativações e muito mais! Para participar, é só se inscrever aqui! Te esperamos por lá!
Veja também: De pecinha em pecinha
Olha só esse novo produto da linha TUDO da Ri Happy que chegou aqui na redação! Da coleção “Monumentos”, qualquer pessoa pode construir todo o sambódromo carioca Marquês de Sapucaí. Perfeito para brincar de arquiteto, engenheiro ou para ter aquela sensação de dever cumprido.