Na última terça-feira, dia 12 de setembro, o estado de Kerala, no sul da índia, decretou o fechamento de escolas e empresas por conta do avanço de um novo vírus chamado Nipah. O governo local já confirmou a morte de duas pessoas e outros três casos estão sendo tratados na cidade. O vírus é considerado mortal e possui uma taxa de mortalidade de cerca de 75% para pacientes infectados.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença é transmitida por porcos e morcegos para seres humanos. Além disso, o vírus pode ser disseminado por meio de comidas contaminadas ou contato com pacientes infectados.
O vírus foi descoberto em 1999, e desde então provoca surtos no Sudoeste Asiático. Atualmente Nipah está na lista de observação da OMS devido a seu potencial epidêmico. Até o momento, esse já é considerado o quarto surto da doença. Em 2018, 23 pessoas foram contaminadas e 21 faleceram por conta do vírus.
Ainda segundo o órgão, os principais sintomas da doença são febres, vômitos, problemas respiratórios, dor de cabeça e febre. Entretanto, o quadro de pacientes pode se agravar em alguns casos, causando um inchaço do cérebro, e podendo levar até um coma ou à morte.

Nesta quarta-feira, dia 14 de setembro, as autoridades indianas anunciaram que 706 pessoas foram testadas, incluindo 153 profissionais da saúde para saber o nível do surto.