Os pesquisadores estão na luta conta o tempo para encontrarem medidas de cura e prevenção contra o novo coronavírus. Uma equipe de engenharia multidisciplinar da Poli-USP criou um ventilador pulmonar de baixo custo para contribuir nas internações de pacientes infectados pela covid-19.
Além de barata, a produção é rápida, levando cerca de 2 horas para fabricação. O custo estimado é de mil reais por ventilador, preço 15 vezes menor que os mais baratos comercializados hoje, de acordo com a USP. O projeto do INSPIRE foi coordenado pela direção da escola de engenharia, e envolve pesquisadores com ampla experiência em várias áreas.
“O motivo de se desenvolver este tipo de ventilador de pulmão emergencial parte de algumas premissas. Uma delas é que a cadeia de produção instalada deste tipo de equipamento talvez não consiga aumentar sua produção para a demanda da população brasileira nas próximas semanas. Seria necessário ter um equipamento que pudesse atender a população que ficaria desassistida neste caso”, disse o professor Raul González Lima, especialista em Engenharia Biomédica e um dos coordenadores do projeto, ao site Só Notícia Boa.
O protótipo INSPIRE é produzido com tecnologia totalmente nacional e já está pronto, embora continue em constante aprimoramento. A expectativa é que os respiradores da Poli-USP estejam disponíveis nos hospitais ainda no mês de abril, quando está previsto o pico de casos da covid-19, principalmente no Estado de São Paulo.
Veja imagens do diário de produção do protótipo abaixo:
Agora, você pode receber notícias da Pais&Filhos direto no seu WhatsApp. Para fazer parte do nosso canal CLIQUE AQUI!